The Face on the Bar Room Floor
Charlot Pintor
de Charles Chaplin
com Charles Chaplin, Cécile Arnold, Chester Conklin
Estados Unidos, 1914 – 13 min / mudo, intertítulos em inglês
Mabel's Married Life
Charlot e o Manequim
de Charles Chaplin, Mabel Normand
com Charles Chaplin, Mabel Normand, Mark Swain
Estados Unidos, 1914 – 13 min / mudo, intertítulos em português
A Film Johnnie
Charlot no Cinema
de George Nichols
com Charles Chaplin, Roscoe “Fatty” Arbuckle, Virginia Kirtley
Estados Unidos, 1914 – 11 min / mudo, intertítulos em português
Três produções de 1914 da Keystone, a companhia de Mack Sennett, o primeiro mestre do burlesco americano, importante referência dos começos de Chaplin que, nesse ano, interpretou um total de trinta e cinco filmes curtos, dos quais, a solo, realizou dezoito. Vagamente baseado num poema de Hugh Antoine d’Arcy, THE FACE ON THE BAR ROOM FLOOR é um destes casos: um pintor devastado pela perda da mulher amada passa o seu tempo num bar dedicando-se a pintar a cara dela no chão com um pedaço de giz. MABEL’S MARRIED LIFE é um dos muitos filmes de Chaplin com Mabel Normand, a sua parceira na Keystone e correalizadora de alguns dos seus filmes. Trata-se do primeiro filme de Chaplin em que há um “duo” entre um homem e um objeto, neste caso um manequim. Realizado por George Nichols, A FILM JOHNNIE é o filme que em Charlot vai ao cinema, se apaixona pela rapariga no ecrã e segue para os estúdios da Keystone para a encontrar, provocando uma série de trapalhadas em cadeia. THE FACE ON THE BAR ROOM FLOOR é apresentado em cópia nova.