CICLO
Sessões Janeiro 2014


Janeiro de 2014, o mês da aguardada primeira exibição em Portugal do último filme de Paulo Rocha, SE EU FOSSE LADRÃO… ROUBAVA, é um mês atípico de programação na Cinemateca, um mês de programação pensado a partir da coleção com a grande maioria das sessões consagradas ao número quatro, da década de 14 de 1900 à de 14 deste milénio. Um pequeno passeio pela história do cinema mundial, com paragens em cada ano terminado pelo número 4. Fora os números, a brincadeira com os números, dedicam-se sessões de evocação a Joan Fontaine (1917-2013) e Peter O’Toole (1932-2013). Sob o signo do 4 e uma proposta de variedade, janeiro é o mês dos filmes apresentados nas notas que se seguem.

02/01/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Sessões Janeiro 2014

The Cotton Club
Cotton Club
de Francis Ford Coppola
Estados Unidos, 1984 - 125 min
02/01/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Sessões Janeiro 2014

Suspicion
Suspeita
de Alfred Hitchcock
Estados Unidos, 1941 - 99 min
02/01/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Sessões Janeiro 2014

The Face on the bar room floor | Mabel's married life | A Film Johnnie
Charlot Pintor | Charlot e o Manequim | Charlot no Cinema
duração total da sessão: 37 min
02/01/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Sessões Janeiro 2014

Rebecca
Rebecca
de Alfred Hitchcock
Estados Unidos, 1940 - 130 min
02/01/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo Sessões Janeiro 2014

Les temps qui changent
Os Tempos que Mudam
de André Téchiné
França, 2004 - 90 min
02/01/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Janeiro 2014
The Cotton Club
Cotton Club
de Francis Ford Coppola
com Richard Gere, Gregory Hines, Bob Hoskins, Nicolas Cage
Estados Unidos, 1984 - 125 min
legendado em português
É o Coppola sobre o famoso clube de jazz no qual Richard Gere representa o papel do músico Dixie Dwyer. Se desde ONE FROM THE HEART a música desempenha um papel cada vez mais importante nos filmes de Coppola, em COTTON CLUB ela é a base de toda a sua construção. COTTON CLUB representa, na obra de Coppola, o esplendor do espetáculo num musical de gangsters. O filme inclui vários números musicais que contam com a presença de Cab Calloway e de Duke Ellington.
02/01/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Janeiro 2014
Suspicion
Suspeita
de Alfred Hitchcock
com Cary Grant, Joan Fontaine, Cedric Hardwicke, Nigel Bruce, Dame May Whitty
Estados Unidos, 1941 - 99 min
legendado em português
In Memoriam Joan Fontaine

Obra maior de Hitchcock, SUSPICION é um hábil retrato psicológico da suspeita e do medo, com Cary Grant a dar à sua personagem uma ambiguidade em que se apoia praticamente todo o suspense do filme. E Hitch faz com que os seus mais inesperados gestos e comportamentos transmitam uma sensação de inquietação ao espectador, mesmo que, para este, lhe seja inconcebível ver Grant como (possível) vilão, o que justifica o ambíguo happy-end.

02/01/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sessões Janeiro 2014
The Face on the bar room floor | Mabel's married life | A Film Johnnie
Charlot Pintor | Charlot e o Manequim | Charlot no Cinema
duração total da sessão: 37 min

The Face on the Bar Room Floor

Charlot Pintor

de Charles Chaplin

com Charles Chaplin, Cécile Arnold, Chester Conklin

Estados Unidos, 1914 – 13 min / mudo, intertítulos em inglês

 

Mabel's Married Life

Charlot e o Manequim

de Charles Chaplin, Mabel Normand

com Charles Chaplin, Mabel Normand, Mark Swain

Estados Unidos, 1914 – 13 min / mudo, intertítulos em português

 

A Film Johnnie

Charlot no Cinema

de George Nichols

com Charles Chaplin, Roscoe “Fatty” Arbuckle, Virginia Kirtley

Estados Unidos, 1914 – 11 min / mudo, intertítulos em português

 

Três produções de 1914 da Keystone, a companhia de Mack Sennett, o primeiro mestre do burlesco americano, importante referência dos começos de Chaplin que, nesse ano, interpretou um total de trinta e cinco filmes curtos, dos quais, a solo, realizou dezoito. Vagamente baseado num poema de Hugh Antoine d’Arcy, THE FACE ON THE BAR ROOM FLOOR é um destes casos: um pintor devastado pela perda da mulher amada passa o seu tempo num bar dedicando-se a pintar a cara dela no chão com um pedaço de giz. MABEL’S MARRIED LIFE é um dos muitos filmes de Chaplin com Mabel Normand, a sua parceira na Keystone e correalizadora de alguns dos seus filmes. Trata-se do primeiro filme de Chaplin em que há um “duo” entre um homem e um objeto, neste caso um manequim. Realizado por George Nichols, A FILM JOHNNIE é o filme que em Charlot vai ao cinema, se apaixona pela rapariga no ecrã e segue para os estúdios da Keystone para a encontrar, provocando uma série de trapalhadas em cadeia. THE FACE ON THE BAR ROOM FLOOR é apresentado em cópia nova.

02/01/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Janeiro 2014
Rebecca
Rebecca
de Alfred Hitchcock
com Laurence Olivier, Joan Fontaine, Judith Anderson, George Sanders
Estados Unidos, 1940 - 130 min
legendado em português
In Memoriam Joan Fontaine

REBECCA marca a chegada triunfal de Alfred Hitchcock a Hollywood, já consagrado e com cerca de quinze anos de carreira na Grã-Bretanha. Hitchcock declarou, por sinal, a Truffaut, que achava o filme “demasiado britânico”, pois tanto a autora do romance (Daphne du Maurier) como o ator principal (Olivier) eram britânicos. Romance e filme têm finais bastante diferentes. Trata-se de umas das obras maiores de Hitchcock, a história de uma mulher frágil que se casa com um homem de uma condição social muito mais elevada e vai viver numa mansão, sobre a qual pairam a sombra sinistra da governanta e a lembrança de Rebecca, a primeira mulher do marido. Na personagem, sem nome próprio, da segunda mulher, jovem e vulnerável, Joan Fontaine no seu mais icónico papel.

02/01/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Sessões Janeiro 2014
Les temps qui changent
Os Tempos que Mudam
de André Téchiné
com Gérard Depardieu, Catherine Deneuve, Gilbert Melki, Malik Zidi
França, 2004 - 90 min
legendado eletronicamente em português
Téchiné aborda pela primeira vez neste filme o tema do regresso ao passado, a tentativa de voltar a viver o que já passou: um homem muda-se de Paris para Tânger para tentar reatar com uma mulher que amara, mas que não vê há mais de vinte anos. À volta do casal (Gérard Depardieu e Catherine Deneuve, no seu sétimo filme em comum), há uma série de histórias paralelas com os seus filhos e amigos. Muitas delas são deixadas deliberadamente incompletas, neste filme sobre a instabilidade e as mudanças.