CICLO
Noite e Nevoeiro


O Holocausto é o tema do Ciclo cuja organização foi proposta à Cinemateca por Anabela Mota Ribeiro e organizado em colaboração com a Fundação Luso-Americana, na sequência da conferência internacional “Portugal e o Holocausto – Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro”, iniciativa organizada pela Fundação Luso-Americana, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, e realizada na Fundação Calouste Gulbenkian em outubro de 2012. Intitulado a partir do fundamental filme de Resnais (NUIT ET BROUILLARD) e constituído por dez títulos, o programa reúne títulos clássicos, títulos raros centrados no Holocausto e na resistência, dois títulos portugueses que os refletem. Todas as projeções contam com apresentação inicial ou debate final.

06/05/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Noite e Nevoeiro

Majdanek – Cementarzisko Europey | Ostatni Etap
duração total da sessão: 105 min
06/05/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Noite e Nevoeiro

Pasaserka
“A Passageira”
de Andrzej Munk
Polónia, 1961 - 61 min
07/05/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Noite e Nevoeiro

Sob Céus Estranhos
de Daniel Blaufuks
Portugal, 2002 - 57 min
07/05/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Noite e Nevoeiro

Nuit et Brouillard
Noite e Nevoeiro
de Alain Resnais
França, 1956 - 31 min
08/05/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Noite e Nevoeiro

Hangmen Also Die
Os Carrascos Também Morrem
de Fritz Lang
Estados Unidos, 1943 - 134 min
06/05/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Noite e Nevoeiro

Em colaboração com a Fundação Luso-Americana (Flad)
Majdanek – Cementarzisko Europey | Ostatni Etap
duração total da sessão: 105 min
sessão apresentada Nuno Júdice

MAJDANEK – CEMENTARZISKO EUROPEY
“Majdanek”
de Aleksandr Ford
com Ida Benita, Jerzy Pichelski, Stanislawa Wysocka
Polónia, 1945 – 25 min / legendado eletronicamente em português
OSTATNI ETAP
“A Última Etapa”
de Wanda Jakubowska
com Barbara Drapinska, Alexandra Slaska, Tatjana Gorecka
Polónia, 1947 – 80 min / legendadoem inglês e eletronicamente em português

MAJDANEK, realizado em julho de 1944, é um dos primeiros documentários realizados num campo de extermínio. Ford entrevista sobreviventes de diversas nacionalidades. Outrora programado com frequência por cinematecas e cineclubes, “A ÚLTIMA ETAPA” reconstitui a experiência da realizadora no campo de extermínio de Auschwitz, a cujos horrores sobreviveu e onde parte do filme foi feito. Mais do que um filme sobre o extermínio dos judeus pelos nazis, trata-se de um filme sobre a capacidade de resistência física e moral, numa situação limite da condição humana.
 

06/05/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Noite e Nevoeiro

Em colaboração com a Fundação Luso-Americana (Flad)
Pasaserka
“A Passageira”
de Andrzej Munk
com Aleksandra Slaska, Anna Ciepielewska
Polónia, 1961 - 61 min
legendado em francês e eletronicamente em português
projeção seguida de debate com Mário de Carvalho e Rui Cardoso Martins

O último filme de Andrzej Munk, deixado incompleto devido à sua morte prematura num acidente, e concluído por Witold Lesiewicz: num navio, uma mulher que fora guarda no campo de concentração de Auschwitz pensa reconhecer numa passageira uma antiga prisioneira do campo. O seu passado ressurge e ela tenta justificar-se diante de si mesma. O filme é uma dura reflexão sobre a relação entre carrascos e vítimas e sobre as mentiras da memória. Para muitos, a grande obra-prima do cinema polaco.
 

07/05/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Noite e Nevoeiro

Em colaboração com a Fundação Luso-Americana (Flad)
Sob Céus Estranhos
de Daniel Blaufuks
Portugal, 2002 - 57 min
sessão apresentada por Daniel Blaufuks e Richard Zimler

O filme de Blaufuks evoca a experiência de exílio de refugiados judeus em Lisboa durante e depois da Segunda Guerra Mundial, quando a cidade foi um corredor de passagem para a América. Filmado como memória pessoal e familiar (os avós judeus alemães de Blaufuks contam-se entre as cinquenta que ficaram das cinquenta mil a duzentas mil pessoas que então passaram por Lisboa, onde chegaram em abril de 1936: “Segundo as cartas do meu avô, o mar esteve calmo e a viagem foi aborrecida”) e como história coletiva (a partir de documentos, imagens de arquivo, textos literários): “Dos que seguiram caminho pouco ou nada ficou. Nos museus portugueses não existem, por exemplo, obras de Marc Chagall. Nas memórias dos escritores Heinrich Mann, Hans Sahl e Hertha Pauli, Lisboa não merece mais do que um breve capítulo ou uma nota de rodapé. Erich Maria Remarque não passou por cá durante a guerra. No seu famoso romance Uma Noite em Lisboa, escrito apenas em 1962, a cidade é pouco mais do que título e pano de fundo para outra história. É na Neutralia de Arthur Koestler, na avenida das palmeiras e nos cafés dos refugiados, que mais a reconhecemos. No entanto, em Arrival and Departure, editado ainda durante a guerra, Lisboa nunca é, de facto, nomeada”. Primeira exibição na Cinemateca.
 

07/05/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Noite e Nevoeiro

Em colaboração com a Fundação Luso-Americana (Flad)
Nuit et Brouillard
Noite e Nevoeiro
de Alain Resnais
França, 1956 - 31 min
legendado eletronicamente em português
projeção seguinda de debate com Eduardo Lourenço e Isabel Moreira

Sobre NUIT ET BROUILLARD escreveu Edgardo Cozarinsky que era “o único filme justo sobre o grande horror do século XX: menos o extermínio de um povo do que o programa e administração postos em funcionamento para o executar. Também uma meditação sobre o esquecimento natural e o trabalho da memória”.
 

08/05/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Noite e Nevoeiro

Em colaboração com a Fundação Luso-Americana (Flad)
Hangmen Also Die
Os Carrascos Também Morrem
de Fritz Lang
com Brian Donlevy, Gene Lockhart, Walter Brennan, Anna Lee
Estados Unidos, 1943 - 134 min
legendado eletronicamente em português
sessão apresentada por Teresa Pina

O encontro em Hollywood de dois alemães (Brecht, que colaborou no argumento, e Lang) para um olhar forçosamente amargo sobre a Alemanha e a Segunda Guerra, centrado nos acontecimentos que se seguiram ao assassinato de Heydrich (o representante do III Reich na Checoslováquia ocupada) pela Resistência. A conspiração é a grande figura de HANGMEN ALSO DIE. A crueza o seu tom. A cruel lição a que ao terror e à impiedade só podem corresponder o terror e a impiedade.