CICLO
Foco no Arquivo


Em “Foco no Arquivo”, duas novas sessões que seguem projetos ligados à investigação e à sua relação com a coleção da Cinemateca. A sessão “Coleção Colonial da Cinemateca” prolonga as anteriormente dedicadas a uma discussão continuada sobre esta importante parte do acervo fílmico da Cinemateca, organizadas em colaboração com a Aleph – Rede de Acção e Investigação Crítica da Imagem. A Aleph promove a cooperação e partilha de conhecimento entre investigadores académicos, artistas e cidadãos interessados na imagem colonial, colabora com arquivos detentores de coleções coloniais na sensibilização para questões de acessibilidade e preservação dos acervos e promove a partilha de conhecimento. Estas sessões contam invariavelmente com apresentações e debates com investigadores que têm trabalhado os respetivos filmes. Propondo uma abordagem ao trabalho de emigrantes portugueses a partir do visionamento de EMIGRANTES PORTUGUESES, a sessão “WORKS – O trabalho no ecrã: um estudo de memórias e identidades sociais através do cinema” é em novembro organizada no contexto de uma iniciativa conjunta entre o projeto de investigação WORKS e o programa “Encontros mensais sobre experiências migratórias”, seminário que tem por objetivo dinamizar uma reflexão coletiva sobre o tema das migrações internacionais. Culminando um trabalho que tem vindo a ser levado regularmente a cabo nos últimos meses, em novembro, a sessão WORKS é “complementada” com duas outras sessões especiais, consultáveis em “Works – O Trabalho no Ecrã | Sessões Especiais” (ver entrada respetiva).

 
19/11/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Foco no Arquivo

Programa de Filmes Amadores
duração total da projeção: 60 minutos | M/12
 
26/11/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Foco no Arquivo

Emigrantes Portugueses
de Nuno Cintra Torres
Portugal, 1972-73 - 33 min | M/12
19/11/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo
Programa de Filmes Amadores
duração total da projeção: 60 minutos | M/12
Coleção Colonial da Cinemateca: Campo, Contracampo, Fora de Campo

sessão apresentada por Paulo Cunha e Jorge Cruz

CARNAVAL DO LOBITO
de Vieira da Silva
Portugal, 1973 – 3 min
MERCADO: MUSSULO
CARNAVAL DO LOBITO
de Francisco Castro Rodrigues
Portugal, 1972 – 6 min, 6 min
ANGOLA Nº3
de Francisco da Piedade Vaz
Portugal, ? – 7 min
O PESCADOR
de Sérgio Guerra
Portugal, 1958 – 14 min
ALOHA E O TESOURO DAS FIJI
AS AVENTURAS DO CAVALEIRO NEGRO
de Geraldo Lopes
Portugal, 1956 – 14 min, 10 min

Uma sessão exclusivamente composta por filmes em formato mais amador pertencentes à coleção da Cinemateca e que agora temos oportunidade de mostrar, dado um trabalho de digitalização realizado no nosso arquivo. Uma importante parte da coleção a descobrir que, nesta sessão, é formada por filmes originalmente rodados em 8mm maioritariamente na “África Portuguesa”, em países como Angola e Moçambique. A apresentar o programa estarão Paulo Cunha e Jorge Cruz, investigadores que se propuseram estudar e comentar estes filmes menos vistos da produção nacional.
 

26/11/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo
Emigrantes Portugueses
de Nuno Cintra Torres
Portugal, 1972-73 - 33 min | M/12
legendado eletronicamente em português
Projeto Works | O Trabalho no Ecrã

sessão acompanhada pela equipa de investigação responsável pelo projeto WORKS seguida de debate com Luísa Veloso, Frédéric Vidal e Inês Espírito Santo

Produção Cinearma de Nuno Cintra Torres, EMIGRANTES PORTUGUESES retrata a emigração portuguesa em França no início dos anos setenta, focando a realidade operária, habitacional e familiar de um núcleo de trabalhadores portugueses moradores em bairros de lata na região de Paris. Organizada no contexto descrito no texto de apresentação do “Foco no Arquivo” de novembro, a iniciativa desta sessão é desenvolvida no quadro das atividades do CIES-IUL, CRIA e CECL-UNL, sendo a projeção do filme motivo para um debate alargado centrado no tema das migrações internacionais no contexto do seminário “Encontros mensais sobre experiências migratórias”. EMIGRANTES PORTUGUESES é uma primeira exibição na Cinemateca.