CICLO
Works | Seminário Internacional O Trabalho no Ecrã – Sessões Especiais


As duas sessões aqui anunciadas como “especiais” estão associadas ao programa que ao longo dos últimos meses tem participado da rubrica regular de programação “Foco no Arquivo” onde, também em novembro, se dá a ver EMIGRANTES PORTUGUESES (ver entrada respetiva). O projeto de investigação “WORKS – O trabalho no ecrã: um estudo de memórias e identidades sociais através do cinema”, desenvolvido pelo CIES-IUL em parceria com o CRIA e o CECL-UNL e o financiamento da FCT, incide sobre a imagem do trabalho no cinema e é conduzido pelos investigadores Luísa Veloso (coordenadora), Frédéric Vidal, Emília Margarida Marques, Jacques Lemière, João Sousa Cardoso e João Rosas. O projeto inclui o estudo de cerca de 400 filmes do acervo da Cinemateca com o objetivo de analisar as representações do trabalho no cinema português e, de modo mais alargado, as relações entre o cinema e as identidades e memórias do trabalho entre 1930 e o final do século XX. É este o trabalho de investigação que agora termina, com a organização do seminário internacional “O Trabalho no Ecrã”, promovido pelo CIES-IUL, o CRIA e o CECL-UNL promovem a 12 e 13 de novembro no ISCTE-IUL e na Cinemateca, onde se apresentam LE DIX-SEPTIÈME PARALÈLLE, de Ivens e Loridan, e HUMAIN, TROP HUMAIN, de Louis Malle, a mostrar com FORJA DE MARAVILHAS de Perdigão Queiroga.

 
12/11/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Works | Seminário Internacional O Trabalho no Ecrã – Sessões Especiais

Le Dix-Septième Paralèlle – La Guerre du Peuple
de Joris Ivens, Marceline Loridan
França, Vietname, 1967 - 113 min
 
13/11/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Works | Seminário Internacional O Trabalho no Ecrã – Sessões Especiais

Forja de Maravilhas | Humain, Trop Humain
duração total da projeção: 89 min | M/12
12/11/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Works | Seminário Internacional O Trabalho no Ecrã – Sessões Especiais
Le Dix-Septième Paralèlle – La Guerre du Peuple
de Joris Ivens, Marceline Loridan
França, Vietname, 1967 - 113 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão acompanhada pela equipa de investigação responsável pelo projeto WORKS e comentada por José Manuel Costa e Jorge Ribalta

Joris Ivens foi um autêntico militante político, que atravessou o século XX e filmou em diversas partes do mundo. Também era um apaixonado pelas formas cinematográficas e realizou filmes extremamente poéticos. LE DIX-SEPTIÈME PARALÈLLE foi a homenagem que prestou ao povo vietnamita, durante a Guerra do Vietname. O documentário foi feito numa aldeia do Vietname do Norte, próxima do 17º paralelo, ou seja da fronteira com o Vietname do Sul. Ivens e Loridan (uma sobrevivente de Auschwitz) viveram quatro meses com os habitantes, compartilhando as suas duras condições de vida, vivendo a devastação dos bombardeamentos americanos. Um dos raros filmes que mostra a guerra na sua realidade diária.

13/11/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Works | Seminário Internacional O Trabalho no Ecrã – Sessões Especiais
Forja de Maravilhas | Humain, Trop Humain
duração total da projeção: 89 min | M/12
sessão acompanhada pela equipa de investigação responsável pelo projeto WORKS e comentada por Nicolas Hatzfeld

FORJA DE MARAVILHAS
de Perdigão Queiroga
Portugal, 1951 – 14 min
HUMAIN, TROP HUMAIN
de Louis Malle
França, 1972 – 75 min / legendado eletronicamente em português

“HUMAIN, TROP HUMAIN é o único dos meus documentários que não tem comentário. O objeto do filme era simplesmente o de passar uma semana nesta fábrica da Citroën, o que foi complicado devido à desconfiança da drieção” (Louis Malle). Rodado em Rennes (na fábrica da Citroën) e em Paris (no Salon de l’Auto) em 1972, o filme reflete as condições de trabalho fabris, repetitivas e em cadeia, numa fábrica de automóveis através da observação minuciosa dos gestos do trabalho de um homem e de uma mulher ao longo de uma jornada laboral de oito horas. A abrir a sessão, apresenta-se FORJA DE MARAVILHAS, de Perdigão Queiroga (com locução de Fernando Pessa; produzido pela Lisboa Filme), um retrato das oficinas metalúrgicas da Oliva e do fabrico de máquinas de costura e mobiliário em São João da Madeira. Originalmente filmado em 16mm, HUMAIN, TROP HUMAIN é apresentado em cópia vídeo. Primeiras exibições na Cinemateca.