CICLO
Sexta à Meia-Noite | Filmes de “Fotógrafos-Artistas”


Se em meados dos anos noventa foram muitos os artistas plásticos que experimentaram pela primeira vez o cinema, seja numa inesperada vertente mais mainstream e comercial (como Robert Longo, David Salle ou Julian Schnabel), seja através de um cinema mais pessoal, vários de entre eles trabalhavam há muito com fotografia, como acontece com os autores dos quatro filmes programados este mês. É precisamente nessa altura que Cindy Sherman realiza OFFICE KILLER, “filme de terror” que é hoje um objeto de culto, e que Larry Clark se estreia no cinema independente com KIDS, duas importantes longas-metragens de ficção que estabelecem uma relação óbvia com o trabalho anterior dos seus criadores. Por outro lado, num universo mais documental e autobiográfico que em parte se associa ao uso do vídeo, NO SEX LAST NIGHT prolonga as habituais temáticas e obsessões da artista francesa Sophie Calle através de um diálogo filmado que esta estabelece com Greg Shephard e I’LL BE YOUR MIRROR parte do trabalho fotográfico de Nan Goldin para o contextualizar. De entre estes quatro “fotógrafos-artistas”, Larry Clark foi o único que continuou a filmar, mas nem por isso KIDS perde o seu estatuto de obra de exceção. Os restantes três filmes são raridades a não perder em estreia na Cinemateca.

 
08/05/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Sexta à Meia-Noite | Filmes de “Fotógrafos-Artistas”

OFFICE KILLER
de Cindy Sherman
Estados Unidos, 1997 - 82 min
 
15/05/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Sexta à Meia-Noite | Filmes de “Fotógrafos-Artistas”

NO SEX LAST NIGHT
de Sophie Calle, Greg Shephard
França, 1992-95 - 73 min
22/05/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Sexta à Meia-Noite | Filmes de “Fotógrafos-Artistas”

I’LL BE YOUR MIRROR
de Nan Goldin, Edmund Coulthard
Estados Unidos, França, 1996 - 50 min
29/05/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Sexta à Meia-Noite | Filmes de “Fotógrafos-Artistas”

KIDS
Miúdos
de Larry Clark
Estados Unidos, 1995 - 91 min
08/05/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Sexta à Meia-Noite | Filmes de “Fotógrafos-Artistas”
OFFICE KILLER
de Cindy Sherman
com Carol Kane, Molly Ringwald, Jeanne Tripplehorn
Estados Unidos, 1997 - 82 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Em OFFICE KILLER, uma discreta e aparentemente pacata empregada de escritório mata acidentalmente uma colega, acabando por eliminar mais algumas pessoas. OFFICE KILLER é verdadeiramente o primeiro e único filme de Cindy Sherman e nele encontramos prolongamentos do universo mais “gore” de várias das suas séries fotográficas, que aqui é explorado com bastante humor. Mas esta longa-metragem espelha também a profunda admiração pelo cinema por parte de uma artista que sempre trabalhou sobre este domínio, seja mediante a exploração das convenções de um género cinematográfico específico, seja através dos múltiplos clichés convocados pelos seus famosos “untitled film stills”, as ficcionadas fotografias de tantos filmes inexistentes. Primeira exibição na Cinemateca.

15/05/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Sexta à Meia-Noite | Filmes de “Fotógrafos-Artistas”
NO SEX LAST NIGHT
de Sophie Calle, Greg Shephard
com Sophie Calle, Greg Shephard
França, 1992-95 - 73 min
legendado eletronicamente em português | M/12

NO SEX LAST NIGHT é um road-movie em que Sophie Calle propõe a Greg Shephard, um quase desconhecido, que com ela atravesse a América. O resultado é um vídeo confessional realizado com duas câmaras e a duas vozes, que regista os pensamentos de cada um durante a mítica viagem “coast to coast”. Dedicado a Chris Marker e a Hervé Guibert – o escritor-fotógrafo que foi o autor de LA PUDEUR OU L’IMPUDEUR (1992) e que morreu poucos dias antes da viagem. Em NO SEX LAST NIGHT Calle e Shephard não lidam com o “pudor” e com e o “impudor” associado à autoexposição de um corpo consumido pela doença (o de Guibert), mas com o modo como estas questões de “pudor” se recolocam no contexto da filmagem da construção da relação de um casal. Uma obra extremamente singular em primeira exibição na Cinemateca.

22/05/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Sexta à Meia-Noite | Filmes de “Fotógrafos-Artistas”
I’LL BE YOUR MIRROR
de Nan Goldin, Edmund Coulthard
com Nan Goldin, Bruce Balboni, Sharon Niesp, Gotscho
Estados Unidos, França, 1996 - 50 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Em I’LL BE YOUR MIRROR, documentário que recupera o título de uma famosa exposição e de um importante catálogo de imagens, Nan Goldin evoca a sua vida e um importante corpus fotográfico passado. Cobrindo várias décadas de uma prática fotográfica ela própria autobiográfica, I’LL BE YOUR MIRROR prolonga e desenvolve a experiência de “The Ballad of Sexual Dependency” (1980–86), slide-show que chegou a ser apresentado sob a forma de filme. Através de entrevistas com alguns dos amigos que fotografou insistentemente ao longo dos anos, de excertos de filmes “de família”, da música, e de muitas fotografias, Nan Goldin (em colaboração com Edmund Coulthard) regressa ao retrato íntimo de uma geração americana em grande parte “perdida” por toda uma história de abusos, que foi a sua. Primeira exibição na Cinemateca.

29/05/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Sexta à Meia-Noite | Filmes de “Fotógrafos-Artistas”
KIDS
Miúdos
de Larry Clark
com Lee Fitzpatrick, Justin Pierce, Chloë Sevigny
Estados Unidos, 1995 - 91 min
legendado em português | M/16

Um dos filmes mais marcantes do cinema americano independente dos anos noventa, KIDS é a primeira longa-metragem do célebre fotógrafo já quinquagenário, sobre um argumento de Harmony Korine, então com 19 anos e que dois anos depois se estrearia na realização com o polémico GUMMO. Filmado quase inteiramente com câmara à mão nas ruas de Nova Iorque em estilo semidocumental, KIDS é uma obra que gerou muita controvérsia ao revelar um meio adolescente em que a prática do skate se cruza com a bebida, a revolta e a SIDA. Um rapaz que tem uma preferência por raparigas virgens contamina uma delas com o vírus. Ela procura-a pela cidade para avisá-lo, enquanto ele continua a desflorar outras. A rapariga é Chloë Sevigny, a ainda muito jovem atriz que Clark revelou nesta sua primeira incursão cinematográfica num universo que sempre marcou o seu trabalho fotográfico. Trinta anos depois da série “Tulsa”, em que Larry Clark fotografou o agreste quotidiano que viveu com os seus amigos, passamos para Nova Iorque dos anos noventa de KIDS.