CICLO
Linha de Sombra


Linha de Sombra é a nova livraria da Cinemateca, desde janeiro, no Espaço 39 Degraus. A inauguração “oficial” do espaço é este mês e assinala-se a 21 com a projeção de RECORDAÇÕES DE UMA CASA AMARELA de João César Monteiro, mas também com o “Double Bill” programado nessa matiné, que reúne INDIA SONG, escrito e realizado por Marguerite Duras e TRAITÉ DE BAVE ET D’ETÉRNITÉ, escrito e realizado por Isidore Isou. Entre a matiné “Double” e as RECORDAÇÕES DA CASA AMARELA, a Linha de Sombra organiza um concerto com os Bande à Part, a realizar no Espaço 39 Degraus em colaboração com o restaurante bar. Bande à Part é um trio de música improvisada composto por Carlos Godinho (percussões e objetos), Joana Guerra (violoncelo) e Ricardo Ribeiro (clarinetes baixo e soprano).

 
21/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Linha de Sombra

RECORDAÇÕES DA CASA AMARELA
de João César Monteiro
Portugal, 1989 - 119 min | M/16
 
21/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Linha de Sombra
RECORDAÇÕES DA CASA AMARELA
de João César Monteiro
com João César Monteiro, Manuela de Freitas, Teresa Calado, Luís Miguel Cintra, Ruy Furtado, Henrique Viana, Sabina Sacchi
Portugal, 1989 - 119 min | M/16

RECORDAÇÕES DA CASA AMARELA, “uma comédia lusitana”, marca o nascimento de João de Deus, personagem cáustica e poética que só João César Monteiro poderia interpretar. À primeira vez, saído de um manicómio para divagar diletante por Lisboa e “dar-¬lhes trabalho”, João de Deus encanta-se com uma menina que toca clarinete, passa uma noite de amor sob o olhar de Stroheim em imagem pregada na parede em cima da cama da pensão e transfigura-se em criatura das trevas como Nosferatu no fim do filme.