CICLO
Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls


Concebida em setembro de 2011 como rubrica regular de programação assente na ideia de um binómio, “Histórias do Cinema” é uma proposta para cinco tardes e em torno de cinco filmes (ou em cinco sessões, com número variável de obras projetadas): dum lado, um investigador de cinema – historiador, crítico, ensaísta, podendo também tratar-se de realizador ou técnico, por exemplo; de outro, um autor ou um tema histórico abordado pelo primeiro. O investigador discorre e conversa sobre o tema numa sequência de encontros que são antes de mais pensados como experiência cumulativa. Assim decorreram, entre 2011 e dezembro de 2012, as “Histórias do Cinema” “Eisenschitz / Chaplin”, “Berriatúa / Murnau”, “Marías / Buñuel”, “Seixas Santos / Straub-Huillet”, “Douchet / Renoir”, “Pontes Leça / Minnelli”, “Bitomsky / Ford”, “João Mário Grilo: Cinegeografias”, Perpignani / Montagem”, “Gartenberg / Sonbert”. Esta rubrica é agora retomada com periodicidade mensal. A primeira edição de 2015 traz Laura Mulvey à Cinemateca para mostrar e apresentar cinco filmes de Max Ophuls, a sua escolha.
Historiadora, ensaísta e realizadora, Laura Mulvey é atualmente professora no Birbeck College da Universidade de Londres. Tendo começado como crítica, por exemplo no Spare Rib e Seven Days, trabalhou durante muitos anos no British Film Institute. É autora de livros como Citizen Kane (1993), Fetichism and Curiosity (1996), Videodreams: Between the Cinemateic and the Theatrical (2004), Death 24x a Second: Stillness and the Moving Image (2006), Visual and Other Pleasures (Language, Discourse, Society) (2007). Escrito em 1973 e publicado em 1975 na revista Screen, sob a influência das teorias de Freud e Lacan, “Visual Pleasure and Narrative Cinema” foi o ensaio que a tornou conhecida como teórica do cinema firmando o feminismo como campo de estudos na teoria do cinema. Como realizadora, entre 1974 e 1982, Laura Mulvey coassinou com Peter Wollen AMAZONS, RIDDLES OF THE SPHINX, AMY!, CRYSTAL GAZING, FRIDA KAHLO AND TINA MODOTTI e THE BAD SISTER. Em 1991, realizou DISGRACED MONUMENTS olhando os monumentos da União Soviética depois da queda do comunismo. Mulvey marcou a teoria cinematográfica europeia nas últimas quatro décadas e tornou-se um dos nomes centrais de uma teoria feminista do cinema que ela própria não cessa de reavaliar e repensar. Abordou a representação feminina e o melodrama, assim com as mutações tecnológicas no cinema e na televisão, e centrou-se em obras como as de Douglas Sirk ou, precisamente, Max Ophuls.
 

INFORMAÇÃO SOBRE AS SESSÕES E VENDA ANTECIPADA DE BILHETES
As intervenções de Laura Mulvey serão feitas em inglês, sem tradução simultânea. Para esta rubrica, a Cinemateca propõe um regime de venda de bilhetes específico, fazendo um preço especial e dando prioridade a quem deseje seguir o conjunto das sessões. Assim, quem deseje seguir todas as sessões (venda exclusiva para a totalidade das sessões, máximo de duas coleções por pessoa) poderá comprar antecipadamente a sua entrada pelo preço global de € 22 (Estudantes, Cartão Jovem, Maiores de 65 anos, Reformados: € 12 – Amigos da Cinemateca, Estudantes Cinema, Desempregados: € 10) entre 22 e 30 de dezembro. Os lugares que não tenham sido vendidos serão depois disponibilizados através do normal sistema de venda no próprio dia de cada sessão, no horário de bilheteira habitual e de acordo com o preço específico destas sessões, € 5 (Estudantes, Cartão Jovem, Maiores de 65 anos, Reformados: € 3 – Amigos da Cinemateca, Estudantes Cinema, Desempregados: € 2,60).
 

 
05/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls

LIEBELEI
“Namorico”
de Max Ophuls
Alemanha, 1932 - 87 min
 
06/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls

LETTER FROM AN UNKNOWN WOMAN
Carta duma Desconhecida
de Max Ophuls
Estados Unidos, 1948 - 90 min
07/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls

MADAME DE…
Madame De…
de Max Ophuls
França, 1953 - 96 min
08/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls

LA SIGNORA DI TUTTI
de Max Ophuls
Itália, 1934 - 85 min
09/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls

LOLA MONTES
Lola Montes
de Max Ophuls
França, Alemanha, 1955 - 115 min
05/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls
LIEBELEI
“Namorico”
de Max Ophuls
com Magda Schneider, Wolfgang Liebeneiner, Louise Ullirch, Willi Eichberger
Alemanha, 1932 - 87 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada e comentada por Laura Mulvey

Último filme realizado por Ophuls na Alemanha antes do nazismo e uma das suas obras-primas absolutas. Adaptada de uma peça homónima de Schnitzler, esta dilacerante história de amores contrariados pelo destino é situada nos finais do século XIX, na Viena do imperador Francisco José. Tratando-se de Viena, as alusões à música são muitas. A ação começa durante uma récita de O Rapto do Serralho, a protagonista é cantora e o “tema do destino” da Quinta Sinfonia de Beethoven acompanha o trágico desenlace. Toda a arte de um dos maiores realizadores de sempre está neste filme.

06/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls
LETTER FROM AN UNKNOWN WOMAN
Carta duma Desconhecida
de Max Ophuls
com Joan Fontaine, Louis Jourdan, Mady Christians, Art Smith
Estados Unidos, 1948 - 90 min
legendado em português | M/12
sessão apresentada e comentada por Laura Mulvey
inicialmente programado a 7 de janeiro, o filme é apresentado a 6 numa alteração ao programa originalmente divulgado

Um dos filmes mais belos e mais amados de Ophuls, baseado num conto de Stefan Zweig. A história do amor que uma mulher sentiu durante toda a vida por um homem, que só se dá conta disto na véspera de morrer. Situado, como LIEBELEI, na Viena do Imperador Francisco José, este talvez seja o filme em que a mise-en-scène de Ophuls mais atinge a perfeição, com um equilíbrio absoluto entre a elegância formal e a emoção. Excecional desempenho de Joan Fontaine.

07/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls
MADAME DE…
Madame De…
de Max Ophuls
com Danielle Darrieux, Charles Boyer, Vittorio de Sica
França, 1953 - 96 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada e comentada por Laura Mulvey
inicialmente programado a 8 de janeiro, o filme é apresentado a 7 numa alteração ao programa originalmente divulgado

Esta obra-prima de Ophuls forma como que uma trilogia com dois outros filmes do realizador sobre amores femininos fracassados, LIEBELEI e LETTER FROM AN UNKNOWN WOMAN, dos quais são retomadas algumas situações idênticas. Baseado num romance de Louise de Vilmorin e situado em fins do século XIX, o filme conta a história de um triângulo amoroso e de um par de brincos oferecidos pelo marido à mulher, que os vende e, mais tarde, os recebe como prenda do amante, que de nada sabia. O filme tem uma segunda projeção a 10, às 21h30 (ver entrada em “Outras Sessões de Janeiro”).

08/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls
LA SIGNORA DI TUTTI
de Max Ophuls
com Isa Miranda, Nelly Corradi, Memo Bernassi
Itália, 1934 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada e comentada por Laura Mulvey
inicialmente programado a 6 de janeiro, o filme é apresentado a 8 numa alteração ao programa originalmente divulgado

Depois da chegada ao poder dos nazis, Max Ophuls deixou a Alemanha e, antes de partir para Hollywood, errou por diversos países europeus, realizando filmes em França, Holanda e Itália. Foi neste último país que realizou LA SIGNORA DI TUTTI, uma das suas obras maiores, situada no mundo do cinema. Depois da tentativa de suicídio de uma famosa estrela, a história é contada em flashbacks e mostra-nos a mulher como pasto da curiosidade pública. Todo o esplendor visual do cinema de Ophuls e a maior interpretação de toda a carreira de Isa Miranda. O filme tem uma segunda projeção a 12, às 15h30 (ver entrada em “Outras Sessões de Janeiro”).

09/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls
LOLA MONTES
Lola Montes
de Max Ophuls
com Martine Carol, Peter Ustinov, Anton Walbrook, Oskar Werner
França, Alemanha, 1955 - 115 min
versão alemã, legendada em português | M/12
sessão apresentada e comentada por Laura Mulvey

O último filme de Ophuls foi massacrado à época pela distribuição, que alterou a sua estrutura em flashbacks, e só foi visto na montagem original muito mais tarde. História de uma cantora e cortesã, que termina a sua vida transformada em objeto, apresentando-se num circo, onde a sua própria vida é contada e encenada. Uma obra-prima. Vamos vê-la na versão mais completa que se conhece, falada em alemão.