CICLO
Com a Linha de Sombra


Nesta rubrica regular feita em colaboração com a livraria Linha de Sombra, este mês assinalamos três lançamentos através de outras tantas sessões de cinema. No dia 11, propomos a exibição de JAWS, de Steven Spielberg, a completar a apresentação do livro Olhar O Medo – Visões Sobre O Cinema De Terror de António Araújo e José Carlos Maltez. A segunda sessão de maio desta rubrica resulta da publicação de um novo livro da coleção Cadernos da Cinemateca, desta feita dedicado ao cinema de Boris Lehman e na sequência do ciclo que lhe dedicámos em dezembro passado enquanto Realizador Convidado. À apresentação do livro no dia 16 segue-se a exibição do seu filme MAGNUM BEGYNASIUM BRUXELLENSE. Por último, no dia 21, será lançado pela Cinemateca o DVD de SCENES FROM THE CLASS STRUGGLE IN PORTUGAL seguido da respetiva sessão em sala da nova versão digital do filme de Robert Kramer.
 
 
16/05/2024, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Com a Linha de Sombra

Magnum Begynasium Bruxellense
de Boris Lehman
Bélgica, 1978 - 145 min
 
21/05/2024, 19h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Com a Linha de Sombra

Scenes from the Class Struggle in Portugal
Cenas da Luta de Classes em Portugal
de Robert Kramer, Philip Spinelli
Estados Unidos, Portugal, 1977 - 96 min
16/05/2024, 18h30 | Sala Luís de Pina
Com a Linha de Sombra
Magnum Begynasium Bruxellense
de Boris Lehman
Bélgica, 1978 - 145 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M12
Sessão apresentada por Nuno Lisboa
Depois de em dezembro passado Boris Lehman ter sido Realizador Convidado da Cinemateca, com uma retrospetiva parcial da sua obra, chegou o momento de lançar o caderno dedicado ao seu cinema. Incluída na iniciativa editorial “Cadernos da Cinemateca”, poderíamos dizer que esta edição é uma longa conversa com Boris Lehman, com vários takes, e muitos interlocutores. Aproveitamos a ocasião para exibir um dos primeiros filmes de Boris Lehman, que é um dos monumentos mais portentosos da sua obra, onde já se concentram os movimentos mais fortes do seu cinema: filme enorme (em mais do que um sentido) que fez sobre um pequeno bairro de Bruxelas, em que essa enormidade está paradoxalmente na atenção ao minúsculo e ao detalhe. Sobre o filme, diz Boris no caderno que vamos agora lançar: “o documentário que fiz sobre o bairro do Béguinage foi concebido como uma espécie de enciclopédia, um pequeno mundo, um microcosmo, com tudo o que existe numa cidade ou num mundo. Pode dizer-se que é “Perecquiano”. Creio que não conhecia Perec nessa altura, mas isso não importa. É o processo. Tentar obter um todo. O todo é como a perfeição, é impossível, mas é uma obsessão (…) serão sempre pedacinhos e pedacinhos que juntamos uns aos outros.” Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
21/05/2024, 19h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Com a Linha de Sombra
Scenes from the Class Struggle in Portugal
Cenas da Luta de Classes em Portugal
de Robert Kramer, Philip Spinelli
com narrado por Robert Kramer
Estados Unidos, Portugal, 1977 - 96 min
legendado em português | M/12
Embora tenha como tema a “luta de classes” em Portugal, mostrada em imagens de arquivo, permanentemente orientadas por um comentário em off, Kramer considerou este filme como o ponto final do seu período americano. Com o passar dos anos, adquiriu uma perfeita consciência de que se tratava de uma obra datada, mas nunca a renegou e assim se manifestou numa carta de 1995: “Fico feliz por mostrarem este filme, pois tantos anos depois, é como dar notícias de um sítio que não existe, informações sobre um tempo que realmente existiu”. À época em Portugal houve quem pensasse em ressuscitar a censura para proibir o filme. A apresentar em nova cópia digital.