CICLO
A Propósito da Exposição Primeiras Impressões de Uma Paisagem, de João Nisa


Sessão organizada por ocasião da exposição individual de João Nisa, Primeiras Impressões de uma Paisagem, com curadoria de Natxo Checa, a decorrer na Galeria Zé dos Bois (ZDB), entre 6 de outubro e 7 de janeiro de 2023. A exposição é constituída por uma instalação elaborada a partir de material filmado no interior do Aqueduto das Águas Livres, através da utilização de um dos seus segmentos como uma série de dispositivos de camera obscura. As várias projeções apresentam imagens de uma paisagem maioritariamente rural, situada nos arredores de Lisboa, as quais se fundem com as texturas das paredes de pedra do Aqueduto, assumindo um caráter surpreendente. A sessão na Cinemateca é a primeira de um pequeno programa, paralelo à exposição, que prosseguirá no espaço da ZDB até ao início de dezembro, constituído por filmes escolhidos por João Nisa para dialogar com o seu trabalho, sobretudo oriundos do domínio do chamado cinema experimental. A par de um filme anterior de Nisa, em alguns aspetos próximo da instalação agora apresentada, são exibidas três obras de três cineastas/artistas, que com eles partilham uma atenção particular aos lugares e um conjunto de preocupações formais.  
 
 
10/11/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Propósito da Exposição Primeiras Impressões de Uma Paisagem, de João Nisa

Nocturno | Time as Activity - Düsseldorf | Fog Line | Palast
duração total da projeção: 62 minutos | M/12
 
10/11/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Propósito da Exposição Primeiras Impressões de Uma Paisagem, de João Nisa

Em parceria com a Galeria Zé dos Bois (ZDB)
Nocturno | Time as Activity - Düsseldorf | Fog Line | Palast
duração total da projeção: 62 minutos | M/12
com as presenças de João Nisa e Natxo Checa
NOCTURNO
de João Nisa
Portugal, 2007 – 27 min / vídeo digital, sem diálogos

TIME AS ACTIVITY - DÜSSELDORF
de David Lamelas
Alemanha, 1969 – 13 min / 16mm, mudo 

FOG LINE 
de Larry Gottheim
Estados Unidos, 1970 – 11 min / 16mm, mudo

PALAST
de Tacita Dean
Alemanha, 2004 – 11 min / 16mm, sem diálogos

NOCTURNO, de João Nisa, descreve em termos visuais e sonoros o espaço abandonado da antiga Feira Popular de Lisboa, no período anterior à demolição das suas instalações, exibindo numa duração alongada fachadas semidestruídas e divertimentos desmontados, recobertos por diversos jogos de sombras. “Procurei recuar até um certo grau zero da linguagem cinematográfica, registando os mais pequenos acontecimentos no interior de uma série de enquadramentos fixos de um espaço desertificado” (João Nisa). TIME AS ACTIVITY – DÜSSELDORF, do artista argentino David Lamelas, é composto por três vistas urbanas fixas, filmadas em três pontos distintos da cidade alemã, num trabalho originalmente concebido para o contexto expositivo, que procurava introduzir o tempo, na sua dimensão mais concreta, como material artístico. FOG LINE, de Larry Gottheim, um dos nomes fundamentais do cinema experimental norte-americano, apresenta uma paisagem rural atravessada por cabos de alta tensão, envolta num espesso nevoeiro que se vai lentamente desvanecendo, num plano contínuo em permanente transformação. Em PALAST, a artista inglesa Tacita Dean filma fragmentos da fachada espelhada do Palast der Republik, um imponente edifício governamental da antiga RDA entretanto demolido, revelando-nos os reflexos das construções circundantes ao longo de um pôr-do-sol. Nas suas diferentes nuances e subtilezas, os vários filmes da sessão assentam num extraordinário trabalho de composição e atenção à duração, ao mesmo tempo que exibem uma evidente dimensão conceptual. Com exceção de NOCTURNO, filmado em vídeo digital, todos os títulos serão mostrados em 16mm e têm primeiras exibições na Cinemateca.

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