06/08/2021, 20h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ignoti Alla Città | La Canta Delle Marane | Stendalì (Suonano Ancora) | Laokoon & Söhne
IGNOTI ALLA CITTÀ
de Cecilia Mangini
Itália, 1958 – 11 min
LA CANTA DELLE MARANE
de Cecilia Mangini
Itália, 1962 – 10 min
STENDALÌ (SUONANO ANCORA)
de Cecilia Mangini
Itália, 1960 – 11 min
LAOKOON & SÖHNE
“Laoconte & Filhos”
de Ulrike Ottinger e Tabea Blumenschein
com Tabea Blumenschein, Ulrike Ottinger
Alemanha, 1975 - 48 min
Pasolini é uma grande referência para Cecilia Mangini, tendo contribuído com textos, para a realização de IGNOTI ALLA CITÀ, LA CANTA DELLE MARANE e STENDALÌ. Os dois primeiros filmes mostram os jovens da periferia romana e o seu mundo marginal de uma forma poética. STENDALÌ é um documentário único sobre os cantos fúnebres tradicionais em Griko, língua antiga de Salento. LAOKON & SÖHNE é o primeiro trabalho cinematográfico de Ulrike Ottinger, que já tinha então uma vasta experiência como fotógrafa e animadora de um cineclube. Foi aqui que começou o itinerário de uma das mais importantes cineastas alemãs da sua geração (a que pertencem Fassbinder, Wenders, Schroeter), que nos anos 70 faria renascer o cinema de autor alemão, dez anos depois das “novas vagas” terem alterado o cinema pelo mundo fora. Mas, contrariamente a outros companheiros de geração, que foram integrados no sistema de distribuição do cinema de autor e muitas vezes passaram ao cinema mais abertamente comercial, Ottinger permaneceu fiel à sua atitude inicial e jamais quis passar para o outro lado, tendo assinado uma obra vasta e variada, dividida entre a ficção pouco ortodoxa e o documentário. Ottinger não quis sequer fazer “cinema de arte" e sim arte através do cinema, em filmes, como este, que são festas dos sentidos, encenadas com magnífica sensibilidade, jogos das ideias e do intelecto.
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