04/11/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
História Permanente do Cinema Português
O Diabo São Elas / Cinco Lobitos
de Ladislao Vajda
com Barreto Poeira, Ana Maria Campoy, Antonio Casal, Milita Meireles, Rosário Meireles
Portugal, Espanha, 1945 - 86 min
versão portuguesa | M/12
Com longos troços realizados com desenvoltura à maneira da comédia sofisticada centro-europeia e americana, O DIABO SÃO ELAS começa por sofrer muitíssimo, na versão falada em português, pelas próprias deficiências da dobragem. Parece ter sido isso, aliás, que votou o filme ao quase imediato esquecimento entre nós, país sem esse hábito, no qual, como se esperaria, as tentativas feitas no contexto das coproduções acabaram por chocar tanto com a ausência de uma tradição como com a própria falta de uma mínima base industrial competente para ela. Mas se esquecermos estes e outros aspetos do forçado “aportuguesamento” do filme, e pesem embora outras fraquezas e desigualdades dele, veremos porventura o que nos traz de facto, um pouco, a respiração de grandes cinematografias da época: alguma genuína subtileza e ironia na realização, o ritmo, a falta de redundância e o sentido da elipse, assim como uma eficácia técnica que se deverá também ao responsável pela fotografia principal, Enrique Garner. Por baixo dos óbvios problemas que afetam particularmente esta versão, haverá aqui, portanto, um outro filme a descobrir.