29/04/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com os Encontros Cinematográficos: Billy Woodberry
Em colaboração com a 9ª Edição dos Encontros Cinematográficos no Fundão
The Pocketbook | Bless Their Little Hearts
duração total da projeção: 91 min | M/12
com a presença de Billy Woodberry
THE POCKETBOOK
de Billy Woodberry
com Simi Nelson, Ray Cherry, David Jenkins, Al Williams, Christopher Thompson, Philip Weatherspoon
Estados Unidos, 1980 – 11 min / legendado eletronicamente em português do Brasil
BLESS THEIR LITTLE HEARTS
de Billy Woodberry
com Kaycee Moore, Nate Hardman, Angela Burnett, Ronald Burnett, Kimberley Burnett
Estados Unidos, 1984 – 80 min / legendado eletronicamente em português do Brasil
Com argumento e fotografia de Charles Burnett, a primeira longa-metragem de Billy Woodberry é um título fundamental do cinema independente americano. E uma obra indissociável da “L.A. Rebellion”, termo que consagrou o trabalho do grupo de cineastas afro-americanos saídos da UCLA entre as décadas de sessenta e oitenta. BLESS THEIR LITTLE HEARTS foi realizado no contexto da UCLA (depois estreado em 1984) e protagonizado por Kaycee Moore, atriz de KILLER OF SHEEP (Burnett, 1978): um retrato da vida de uma família do bairro de Watts, no sul de Los Angeles, afetada pelas consequências devastadoras das suas duras condições, que são temperadas pelo sentido de humor. Num luminoso preto e branco, é um filme de rara intensidade. “A sua poesia reside na exaltação dos pormenores do quotidiano” (Jim Ridley, The Village Voice). THE POCKETBOOK é o primeiro filme em 16 mm concluído por Billy Woodberry, a partir da adaptação do conto Thank You, M’am, de Langston Hughes e com música de Leadbelly, Thelonious Monk e Miles Davis: depois de uma tentativa frustrada de roubar uma mala de senhora, um rapazinho questiona o caminho da sua vida. A apresentar em cópias digitais.
30/04/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com os Encontros Cinematográficos: Billy Woodberry
Em colaboração com a 9ª Edição dos Encontros Cinematográficos no Fundão
Marseille Après la Guerre | And When I Die I Won't Stay Dead
duração total da projeção: 100 min | M/12
com a presença de Billy Woodberry
MARSEILLE APRÈS LA GUERRE
de Billy Woodberry
Estados Unidos, Portugal, 2015 – 11 min / legendado em português
AND WHEN I DIE I WON'T STAY DEAD
de Billy Woodberry
Estados Unidos, Portugal, 2015 – 89 min / legendado em português
Realizado três décadas depois de BLESS THEIR LITTLE HEARTS e correspondendo a uma inflexão para o registo documental no cinema de Billy Woodberry, AND WHEN I DIE I WON'T STAY DEAD (prémio de melhor documentário de investigação no Doclisboa 2015) retrata a vida e a obra do poeta e ativista norte-americano Bob Kaufman (1925-1986), “uma das vozes esquecidas da beat generation” (MoMA), também conhecido como “o Rimbaud americano”. Perseguido por questões raciais e políticas ligadas à sua origem negra e judaica e ao seu empenhamento político (na juventude foi marinheiro e sindicalista, liderando o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Marítimos dos Estados Unidos), Kaufman foi alvo de uma série de prisões injustificadas e internado num sanatório onde foi submetido a tratamentos de choque e fez um voto de silêncio que durou mais de uma década. O filme evoca a singularidade do seu percurso e da sua poesia recorrendo a material de arquivo, em que se incluem leituras de poemas gravados na época, fotografias e registos de polícia, e a uma série de depoimentos que contribuem para resgatar a sua poderosa história. MARSEILLE APRÈS LA GUERRE é exclusivamente composto por fotografias tiradas entre as décadas de quarenta e cinquenta nas docas de Marselha, encontradas por Billy Woodberry nos arquivos do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Marítimos dos Estados Unidos. O material fotográfico leva Woodberry a uma evocação do escritor e cineasta senegalês Ousmane Sembène (1923-2007), cujos trabalho como estivador e metalúrgico e participação nos movimentos sindicalistas em França inspiraram o seu primeiro romance, Le docker noir (1956), em que se retrata o preconceito racial vivido por trabalhadores africanos em França.