AVISO
Caso não consiga visualizar os ficheiros vídeo, por favor verifique se o endereço completo da página indica http://www.cinemateca.pt/ (e não https://www.cinemateca.pt/). Deverá, ainda, utilizar apenas os browsers Firefox, Google Chrome ou Microsoft Edge.
Sobre
A Cinemateca Digital nasceu em 2011 da participação portuguesa no projecto European Film Gateway – consórcio constituído por 16 cinematecas e arquivos fílmicos europeus enquanto fornecedores de conteúdos e 6 entidades fornecedoras de serviços tecnológicos –, que funciona como agregador sectorial para o portal Europeana.
Para a selecção das obras a fornecer no âmbito desse projecto, a Cinemateca adoptou como critério o tema da produção portuguesa de não-ficção do período 1896-1931, consubstanciado nas representações digitais dos seguintes materiais:
a) 170 filmes;
b) material gráfico (fotografias, cartazes, anúncios);
c) textos (de época ou posteriores).
Desde essa altura, a Cinemateca Digital não parou de crescer com a inserção de novas representações digitais de filmes para consulta em linha, numa perspectiva de ampliar o acesso ao património fílmico que tem vindo a ser conservado e preservado pela Cinemateca ao longo dos anos.
Assim, a lista de títulos e o universo seleccionado têm vindo a alargar-se, estando actualmente disponíveis mais de 1300 filmes nesta plataforma.
O acesso à colecção digital pode fazer-se mediante pesquisa ou por navegação através dos filtros.
Os conteúdos da Cinemateca Digital estão também disponíveis através dos portais Europeana (www.europeana.eu) e European Film Gateway (www.europeanfilmgateway.eu).
O acesso à Cinemateca Digital tem apenas como fim a consulta e visionamento em linha dos filmes ali representados digitalmente. Para qualquer outro tipo de utilização das imagens, deverão consultar-se os serviços do arquivo da Cinemateca, através do seu Departamento ANIM.