29/04/2024, 14h00 | Espaço 39 Degraus
Instalação SEMPRE
Instalação SEMPRE
SEMPRE
A palavra, o sonho e a poesia na rua

Uma instalação de Luciana Fina para os 50 anos do 25 de Abril

De 25 de Abril a 30 Junho

Segunda-feira a sábado das 14h até ao final da última sessão do dia

Entrada livre

Consulte a folha de sala aqui
 
29/04/2024, 16h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
Stavisky
Stavisky
de Alain Resnais
com Jean-Paul Belmondo, François Périer, Anny Duperey, Michel Lonsdale, Claude Rich, Charles Boyer
França, Reino Unido, 1974 - 117 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A história verdadeira de um homem que abalou o mundo político e financeiro da França na década de 30 do século passado. Sedutor e manipulador, Serge Stavisky foi-se infiltrando a pouco e pouco nas altas esferas do poder, jogando com milhões até ser exposto num processo de grande escândalo. Argumento de Jorge Semprún. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
29/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
Fontane Effi Briest
Amor e Preconceito
de Rainer W. Fassbinder
com Hanna Schygulla, Wolfgang Schenck, Karlheinz Böhm, Ulli Lomel
Alemanha, 1974 - 140 min
legendado em português | M/12
Um dos projetos mais acarinhados de Fassbinder, esta adaptação do romance de Theodor Fontane foi o seu maior êxito de público na Alemanha e tem um longo subtítulo: “Ou os muitos que fazem uma ideia das suas possibilidades e necessidades, porém, aceitam através das suas ações a ordem dominante, ajudando, dessa forma, a sustentá-la e a fortalecê-la”. Pelo facto de Fassbinder ter trabalhado na adaptação do romance de modo ininterrupto entre 1969 e 1974, alguns críticos são de opinião que FONTANE EFFI BRIEST influenciou todos os filmes que Fassbinder realizara até então e todos os que faria depois. Trata-se de um dos seus filmes mais complexos, do ponto de vista formal, com um trabalho peculiar sobre a língua alemã.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
29/04/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique
Ontogenesis | Resgate
duração total da projeção: 106 min | M/14
Com a presença de Pipas Forjaz
ONTOGENESIS
de J.J. Nota
com Sara Bombi, Derson Chaincomo, Joaquim Fernando
Moçambique, 2020 – 5 min

RESGATE
de Mickey Fonseca
com Gil Alexandre, Arlete Guilhermina Bombe, Laquino Fonseca
Moçambique, 2019 – 101 min

As questões ecológicas e a corrupção são tema recorrente na produção independente moçambicana. ONTOGENESIS, curta-metragem de Jared José Nota, aka J.J. Nota, da Afrocinemakers, ficcionaliza a investigação de uma fotojornalista a uma empresa, gerida inescrupulosamente, que despeja substâncias tóxicas no mar. Longa-metragem independente, realizada por Mickey Fonseca (também argumentista), e com direção de fotografia e montagem de António Forjaz, RESGATE retrata dificuldades que afetam parte significativa da população moçambicana. Centra--se em Bruno, que, após sair da prisão, trabalha numa sucata, para garantir a sua subsistência, e da mulher e filha. Quando o banco, a que a mãe, recém-falecida, pedira um empréstimo para pagar despesas de saúde, ameaçar penhorar-lhe a casa, Bruno volta ao antigo gangue, que faz sequestros, e, com risco para si e para a família, procura refrear a violência dos mesmos.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
29/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique
Ruínas do Rio | Mabata Bata
duração total da projeção: 111 min
legendados em português | M/12
RUÍNAS DO RIO
de Yara Costa Pereira
Moçambique, 2021 – 35 min

MABATA BATA
de Sol de Carvalho
com Emilio Bila, Mário Mabjaia, Medianeira Massingue
Moçambique, 2017 – 76 min

O filme AS RUÍNAS DO RIO, de Yara Costa Pereira, evoca a importância do saber tradicional e documenta algumas histórias de superação de habitantes de Dombe, em Manica, uma das áreas mais afetadas pelo ciclone Idai que, em 2019, devastou Moçambique, provocando centenas de mortos e milhares de desalojados. Adaptação pelo realizador Sol de Carvalho do conto O Dia em que Explodiu Mabata Bata de Mia Couto, MABATA BATA tem como fundo a guerra civil que, desde 1977 e durante 16 anos, dilacerou Moçambique. Órfão e pastor de uma manada, o sonho de Azarias é ir à escola. A avó apoia-o, mas, no dia em que, enquanto pasta, o boi Mabata Bata pisa uma das minas espalhadas pelos combatentes, o seu desejo fica comprometido. A morte de Mabata Bata compromete o pagamento, pelo tio Rui, do “lobolo”, o dote que, tradicionalmente, deve pagar para casar-se. Com receio de que o tio o culpabilize pela morte do seu melhor boi, Azarias foge, com a manada, para a floresta, onde a avó e o tio irão em sua busca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui