13/11/2025, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Sessão de Curtas Metragens Prémio Mário Ruivo
Sessão de Curtas Metragens Prémio Mário Ruivo
duração aprox. 90 min | M/6
5ª edição do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas, este ano com o tema “O Oceano – Um Património que nos Une”.
Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete 30 minutos antes da sessão.
13/11/2025, 19h00 | Sala Luís de Pina
O Trilho do Gato-William A.Wellman
Westward The Women
Caravana de Mulheres
de William A. Wellman
com Robert Taylor, Denise Darcel, Hope Emerson, John McIntire, Renata Vanni, Julie Bishop
Estados Unidos, 1951 - 116 min
legendado eletronicamente em português | M/12
É um filme proto feminista como, na filmografia do masculino Wellman nos anos 1930, NIGHT NURSE com Stanwyck e SAFE IN HELL com Mackaill, ou FRISCO JENNY e LILLY TURNER com Chatterton. Também westerns dos anos 1950, THE OX-BOW INCIDENT e YELLOW SKY são mais reconhecidos do que este fabuloso retrato de grupo assente numa caravana de corajosas pioneiras (conduzida por um homem, Robert Taylor) que atravessa o Oeste rumo a uma localidade onde encontrarão maridos escolhidos por fotografia. A partir de uma história original de Frank Capra, uma obra-prima de Wellman rodada nas montanhas do Utah e nos desertos da Califórnia, a épica aventura de luta pela sobrevivência decorre em esplêndidos ambientes naturais com chuva, poeira, tempestades, um acidente mortal, um parto, entre demais incidentes e muita imprevisibilidade. “WESTWARD THE WOMEN é um forte candidato a melhor western de Wellman. […] Talvez seja por isso que é menos conhecido do que devia: sem estrelas femininas em destaque, é de facto sobre um coletivo. É sobre os que ‘morreram sem nome, mas alcançaram a imortalidade’”. (Peter von Bagh) A apresentar em 35 mm.

A sessão repete no dia 27 às 15h30, na sala M. Félix Ribeiro

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui


 
13/11/2025, 19h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinema Experimental Português: O Cinema dos Artistas, Anos 60 e 70
Programa Ana Hatherly - 3
sessão com apresentação
 
MÚSICA NEGATIVA (PERFORMANCE DE E.M. DE MELO E CASTRO)
Portugal, 1965-1977 – 4 min / mudo

PERFORMANCE DAS VELAS NA S.N.B.A.
Portugal, 1977 - 3 min / mudo

A CONFISSÃO DE MARIANA
Portugal, 1980 – 2 min / mudo

Série "OBRIGATÓRIO NÃO VER (EXCERTOS)":
ENTREVISTA COM FERNANDO PERNES
EXPOSIÇÃO DE JOCHEN GERZ
Portugal, 1979 – 11 min / som

MÚSICO/TEXTO – ANAR BAND COM E.M. DE MELO E CASTRO
Portugal, 1978 – 24 min / som

EPISÓDIOS – PERFORMANCE DE EMÍLIA NADAL
Portugal, 1979 – 9 minutos / som

de Ana Hatherly

duração total da projeção:  75 minutos | M/12

A sessão é introduzida por um conjunto de performances filmadas por Ana Hatherly, que podemos exibir agora em cópias novas. MÚSICA NEGATIVA é uma performance de E. M. de Melo e Castro (do qual exibiremos filmes na segunda parte deste programa), documentada por Hatherly. PERFORMANCE DAS VELAS teve lugar na Sociedade Nacional das Belas Artes em 1977 e é a própria artista a protagonista. As imagens de A CONFISSÃO DE MARIANA estão em bruto e foram registadas durante uma performance de Hatherly na Galeria de Arte Moderna, em 1980. A sessão prossegue com excertos de um programa que Ana Hatherly produziu para a RTP em 1978 e 1979, cujo título OBRIGATÓRIO NÃO VER é bem ilustrativo da singularidade que lhe preside, revelando ainda como para a artista, a televisão, à semelhança das suas restantes práticas artísticas, se queria experimental. Tratava-se de um programa de atualidade cultural e entre os segmentos encontramos uma entrevista a Fernando Pernes por ocasião de uma exposição de Jochen Gerz, que também vemos nas imagens; uma performance de Anar Band (Jorge Lima Barreto e Rui Reininho) com a participação de Ernesto Manuel de Melo e Castro, e a performance "Episódios", de Emília Nadal.
13/11/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinema Experimental Português: O Cinema dos Artistas, Anos 60 e 70
Programa Julião Sarmento - 2
SOMBRA
Portugal, 1976 – 67 min / mudo

RUMBA
Portugal, 1976 – 3 min / mudo

LANDSCAPE
Portugal, 1980 – 12 min / som

de Julião Sarmento

duração total da projeção: 82 minutos | M/16

Esta sessão reúne os restantes dois filmes realizados por Sarmento em 1976 em Super 8, SOMBRA e RUMBA, a que se soma LANDSCAPE, a única das suas duas obras de 1980 que subsistiu, e que foi filmada em Vídeo U-Matic. Em SOMBRA, trabalho ambicioso, dada a sua extensa duração, a iluminação varia lentamente sobre duas mulheres despidas, transformando a imagem erótica num estudo de chiaroscuro. Como escreveu André Silveira em Julião Sarmento, The Complete Film Works, "são imagens que pelos seus enquadramentos remetem para o trabalho de pintura do artista". Em RUMBA uma mulher dança a conhecida dança cubana, envergando um vestido de cetim vermelho. Há movimentos próximos dos de pernas e uma sugestão musical de algo que não se ouve. Em LANDSCAPE uma ventoinha captada de uma televisão abre um filme cuja protagonista é uma mulher sentada numa cadeira giratória. Uma das características que distingue este trabalho das experiências anteriores de Sarmento é o recurso ao som. Depois de LANDSCAPE, o artista só voltaria a trabalhar em vídeo em 1996, apresentando uma video-instalação com 2 projeções, iniciando uma nova fase na sua obra.