11/08/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Por Uma Canção
The Royal Tenenbaums
Os Tenenbaums – Uma Comédia Genial
de Wes Anderson
com Anjelica Huston, Gene Hackman, Ben Stiller, Owen Wilson, Luke Wilson, Gwyneth Paltrow, Bill Murray, Alec Baldwin
Estados Unidos, 2001 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Do início do século XXI, a terceira longa-metragem de Wes Anderson e, até ver, sua única incursão nova-iorquina, THE ROYAL TENENBAUMBS surgiu no rasto de THE BOTTLE ROCKET e RUSHMORE (1996/98), como aqueles coescrito por Anderson e Owen Wilson, no caso assumindo uma estrutura narrativa em capítulos guiada pela voz off de Alec Baldwin. O retrato cómico-magoado de uma família disfuncional e das histórias individuais de sobrevivência dos seus vários membros, junta, dentro de si, um mundo de referências musicais, literárias e cinematográficas. Há várias canções conhecidas na banda sonora, mas um momento-cápsula de exceção: a sequência coreografada ao som de These Days na voz de Nico para a personagem de Margot Tenenbaum (Gwyneth Paltrow). A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
 
11/08/2021, 21h30 | Esplanada
Por Uma Canção
Tabu
de Miguel Gomes
com Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira, Henrique Espírito Santo, Carloto Cotta, Isabel Cardoso, Ivo Müller, Manuel Mesquita
Portugal, França, Alemanha, Brasil, 2012 - 118 min | M/12
“Uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventuras.” Assim descreve a sinopse o TABU de Miguel Gomes, filme em duas partes que parte de um prólogo e vai do “Paraíso Perdido”, em Lisboa, ao “Paraíso”, num imaginário Monte Tabu. Numa cena à beira-piscina atua uma banda de rapazes que canta as Ronettes, Be My Baby. É no “paraíso” (que nunca o foi), o flashback da vida de Aurora (a personagem de Laura Soveral e Ana Moreira) segundo o relato off de Gian-Luca Ventura (a personagem de Henrique Espírito Santo e Carloto Cotta).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui