22/09/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinema Chinês: Panorama Histórico e Retrospetiva Xie Jin

Em Colaboração com a Cinemateca Chinesa e integrado na Festa do Cinema Chinês
Da Nao Tiangong
O Rei dos Macacos e o Palácio Celeste
de Wan Laiming
China, 1961-64 - 112 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Panorama Histórico | Período 1949-65

Um clássico do cinema de animação, que foi proibido durante a Revolução Cultural, antes de voltar a ser comercializado na Europa nos anos oitenta. Trata-se da história de um rei anarquista, que ensina aos seus jovens súbditos a dançar e a praticar artes marciais, num total desrespeito pelo Imperador de Jade e pelos membros da sua corte. Wan Laiming e os seus três irmãos contam-se entre os nomes mais ilustres do cinema de animação na China. Realizaram o primeiro filme de animação do país em 1926, assim como a primeira longa de animação, em 1941.

22/09/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Knut Erik Jensen
Farvel da, Gamle Kjelvikfjell | 200 Kg Pa Stampen | Togo Jensen |
duração total da projeção: 79 min | M/12

FARVEL DA, GAMLE KJELVIKFJELL
“Então Adeus, Velho Kjelvirmoutain”
Noruega, 1974 – 45 min / legendado eletronicamente em português
200 KG PÅ STAMPEN
“Um Bom Arrasto”
Noruega, 1977 – 30 min / sem diálogos
TOGO JENSEN (1904-1983)
Noruega, 2012 – 4 min / sem diálogos
de Knut Erik Jensen

Da fase inicial da filmografia de Knut Erik Jensen, o primeiro filme do alinhamento (internacionalmente conhecido por FAREWELL THEN, OLD KJELVIKMOUTAIN) é um retrato da vida de três homens solteiros numa aldeia piscatória deserta no norte da Noruega, “um dos pontos altos do trabalho cinematográfico de Jensen e um dos mais importantes filmes noruegueses dos anos setenta” (Gunnar Iversen). 200 KG PÅ STAMPEN (A GOOD HAUL) centra-se na atividade da pesca à linha nas imediações da ilha Magerøy na mesma região. TOGO JENSEN (1904-1983) é um retrato do pai do realizador: “O meu pai Togo Jensen passeia-se até ao porto, pesca uns peixes e regressa a casa. Repara redes de peixe e sorri para a câmara” (K.E. Jensen).

22/09/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinema Chinês: Panorama Histórico e Retrospetiva Xie Jin

Em Colaboração com a Cinemateca Chinesa e integrado na Festa do Cinema Chinês
Huang Tudi
Terra Amarela
de Chen Kaige
com Xuei Wang, Bai Xue, Quiang Liu
China, 1984 - 91 min
legendado eletronicamente em português| M/12
Panorama Histórico | Os Começos da Quinta Geração

Filme de estreia de Chen Kaige (ADEUS, MINHA CONCUBINA; A PROMESSA), realizado quando tinha 32 anos, TERRA AMARELA é um dos mais célebres filmes da chamada Quinta Geração de cineastas chineses, que surge no início dos anos oitenta, quando a China começa a abrir-se ao mundo (o filme foi exportado para vários países). Um jovem soldado comunista é enviado a uma região remota para recolher cantos revolucionários camponeses e descobre que os verdadeiros cantos camponeses falam de uma realidade muito dura. Um clássico do moderno cinema chinês.

22/09/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinema Chinês: Panorama Histórico e Retrospetiva Xie Jin

Em Colaboração com a Cinemateca Chinesa e integrado na Festa do Cinema Chinês
Tianyunshan Chuanqi
A Lenda da Montanha Tyanyun
de Xie Jin
com Shi Weijan, Wang Fuli, Shi Jianlan, Zhong Xighuo
China, 1980 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Xie Jin

Um poderoso melodrama sobre os destinos paralelos de duas mulheres, com magníficos desempenhos das duas atrizes principais. Uma mulher é enviada à região de Tianyun para se ocupar da reabilitação das vítimas da Revolução Cultural. Descobre então o dossier de um homem por quem fora apaixonada em jovem. Ao examinar mais de perto a questão, também descobre que o seu próprio marido tinha sido o acusador da vítima e que a sua melhor amiga de juventude renunciara à carreira para acompanhar aquele homem no seu exílio. Um raro exemplo de um melodrama em que as “desgraças” têm razões políticas.

22/09/2015, 22h00 | Sala Luís de Pina
Knut Erik Jensen
Grete Pa Krikegard|Leningrad April 1970 | Pia | Kald Verden | Rosornas Vag | Lengsel Etter Natid | Livets Rost
duração total da projeção: 80 min | M/12

GRETE PÅ KRIKEGÅRD I LENINGRAD APRIL 1970
“Grete numa Praça em Leningrado 1970”
Noruega, 1970-2010 – 5 min / sem diálogos
PIA
Noruega, 2012 – 5 min / sem diálogos
KALD VERDEN
“Um Mundo Frio”
Noruega, 1986 – 13 min / sem diálogos
ROSORNAS VÄG
“A Rua das Rosas”
Noruega, 2000 – 28 min / legendado eletronicamente em português
LENGSEL ETTER NÅTID
“À Espera do dia de Hoje”
Noruega, 2011 – 13 min / sem diálogos
LIVETS RØST
“Voz da Vida”
Noruega, 2013 – 16 min / legendado eletronicamente em português
de Knut Erik Jensen

GRETE PÅ KRIKEGÅRD I LENINGRAD APRIL 1970 (GRETE ON A CHURCHYARD IN LENINGRAD APRIL 1970) é a atual versão da primeira obra de Knut Erik Jensen, integrando a exposição “24 Imagens por Segundo”, no Museu de Arte do Norte da Noruega. Originalmente filmado em 8mm é composto pelas imagens de uma mulher a vaguear sozinha numa praça deserta em Leninegrado. PIA é um retrato de um bebé recém-nascido, composto por grandes planos fragmentários a preto e branco. KALD VERDEN é o segundo título de uma trilogia sobre Svalvard (com SVALBARD I VERDEN e MIN VERDEN, de 1983 e 87), que combina uma montagem de imagens do território ártico norueguês banhado pelo oceano glacial ártico, o mar de Barents, o mar da Noruega e o da Gronelândia (o ponto do planeta permanentemente habitado mais próximo do Polo Norte) com música de Cecilie Ore. ROSORNAS VÄG (THE ROAD OF ROSES) evoca uma conturbada história de amor entre uma enfermeira sueca e um prisioneiro de guerra durante a Segunda Guerra. LENGSEL ETTER NÅTID (LONGING FOR TODAY) apresenta-se simultaneamente como uma curta-metragem e o trailer para a longa-metragem homónima: um rapaz e uma rapariga tentam encontrar o seu caminho no futuro depois de uma guerra. LIVETS RØST (VOICE OF LIFE) é uma ficção inspirada no conto homónimo de Knut Hamsun (1903): “Um homem e uma mulher encontram-se e separam-se em Hollywood Boulevard. Conhecem-se, já se encontraram antes? Vão voltar a encontrar-se? O que é o sonho e o que é a realidade?”