10/03/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Comédia Japonesa

Em colaboração com a Embaixada do Japão em Portugal e a Japan Foundation
KANTAI
“Hospitalidade”
de Koji Fukada
com Kanji Furutachi, Kumi Hyodo, Tatsuya Kawamura
Japão, 2010 - 96 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12

É uma comédia negra, recheada de episódios bizarros, e o filme mais conhecido de Koji Fukada, descrito como tendo a boa marca de uma “melancolia absurda”. A história desenvolve-se a partir do momento em que um casal se encontra com uma família proprietária de uma gráfica em Tóquio. Primeira exibição na Cinemateca.

10/03/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Nicolas Rey | Realizador Convidado
SO THAT YOU CAN LIVE
Para que Tu Possas Viver
de Cinema Action
com Shirley, Roy, Royston e Diane Butts
Reino Unido, 1982 - 86 min
legendado em português | M/12
com a presença de com a presença de Ann Guedes e Nicolas Rey

Documentário do grupo Cinema Action (de que fizeram parte Eduardo e Ann Guedes) que ao longo de cinco anos acompanhou a vida da família Butts no Sul do País de Gales traçando um paralelismo entre o trabalho e o quotidiano deste conjunto de pessoas e a história industrial de uma região. É neste sentido que SO THAT YOU CAN LIVE tenta apresentar os efeitos das forças históricas complexas e contraditórias na vivência de uma família e de um povo e algumas formas que eles encontram para criar meios de defesa e resistência. Menos “militante” que outros filmes do coletivo Cinema Action, SO THAT YOU CAN LIVE deve grande parte da sua força a Shirley Butts.

10/03/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Comédia Japonesa

Em colaboração com a Embaixada do Japão em Portugal e a Japan Foundation
OHAYO
Bom Dia
de Yasujiro Ozu
com Keiji Sata, Yoshiko Kuga., Koji Shigaraki, Masahiko Shimazu
Japão, 1959 - 94 min
legendado em português | M/12

Este filme pode ser considerado como uma variante, mas certamente não como um remake, de um dos mais célebres filmes de Ozu, UMARETE WA MITA KEREDO (“NASCI, MAS…”, de 1933). Mas, contrariamente à quase totalidade das obras-primas realizadas por Ozu na fase final da sua carreira, OHAYO não aborda o tema da dissolução de uma família, apenas um momento de crise. Dois miúdos fazem uma greve de silêncio para protestar contra o facto dos pais se recusarem a comprar uma televisão. A realização de Ozu, como sempre rigorosa e perfeita, tece um filme que, ao invés de mostrar o fim de uma vida, ou de uma família, mostra uma continuidade, a aceitação da mudança. Um dos filmes onde cineasta trabalha exemplarmente a cor.

10/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Discípulos de Griffith
THE BLACK SWAN
O Pirata Negro
de Henry King
com Tyrone Power, Maureen O’Hara, Laird Cregar, George Sanders
Estados Unidos, 1942 - 84 min
legendado em português | M/12

THE BLACK SWAN é dos mais famosos títulos de capa e espada (swashbuckler). Adaptado de uma novela de Rafael Sabatini, anda à volta de um lugar-tenente do lendário Capitão Morgan, nomeado pelo rei de Inglaterra como governador da Jamaica para acabar com a pirataria, que se infiltra junto do mais temível dos piratas (um fabuloso George Sanders, quase irreconhecível) para o destruir. Maureen O’Hara tem aqui a sua primeira incursão pela pirataria, destacando-se ainda a prodigiosa fotografia de Leon Shamroy, vencedora de um Óscar.

10/03/2015, 22h00 | Sala Luís de Pina
Nicolas Rey | Realizador Convidado
GESCHICHTSUNTERRICHT
“Lições de História”
de Jean-Marie Straub, Danièlle Huillet
França, Bélgica, 1972 - 88 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/12
com a presença de Nicolas Rey

LIÇÕES DE HISTÓRIA baseia-se num romance inacabado de Brecht, Os Negócios do Senhor Júlio César, que desmonta a imagem legendária de César. Como o próprio título acentua, trata-se de um filme que sublinha que o que aconteceu continua a acontecer, pelo que Jean-Marie Straub e Danièlle Huillet continuam as suas acutilantes “lições de história”.