14/12/2013, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior

Dezembro 2013
Alice in Wonderland
Alice no País das Fadas
de Clyde Geronimi, Hamilton Luske, Wilfred Jackson
Estados Unidos, 1951 - 74 min
dobrado em português do Brasil

Numa tarde de sol, Alice segue um coelho branco que desaparece furtivamente numa toca ali perto. Alice vai atrás dele e cai no buraco – entra na folia, no mundo do País das Maravilhas! Canções memoráveis comparecem na viagem de Alice, que culmina num encontro com a doidivanas Rainha de Copas – e o seu exército de cartas de jogar. ALICE NO PAÍS DAS FADAS, conforme o título em português, em animação.

14/12/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Dezembro 2013
Strangers when we Meet
Um Estranho na Minha Vida
de Richard Quine
com Kirk Douglas, Kim Novak, Barbara Rush, Walter Matthau
Estados Unidos, 1957 - 117 min
legendado em português

STRANGERS WHEN WE MEET foi mais um tijolo lançado contra o rígido código de censura da indústria cinematográfica americana, que datava de 1934 e era cada vez mais anacrónico. O filme de Richard Quine, tal como um seu famoso antecessor, PEYTON PLACE, de Mark Robson, explora os tabus sociais, contando um escaldante caso de adultério entre Kirk Douglas e Kim Novak. A fórmula narrativa deste filme serviu de modelo para os soap da televisão americana (Dallas ou Dinasty, por exemplo).

14/12/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Fritz Lang – O Tempo do Cinema

Dezembro 2013
Moonfleet
O Tesouro de Barba Ruiva
de Fritz Lang
com Stewart Granger, Jon Whiteley, Joan Greenwood, George Sanders, Viveca Lindfors
Estados Unidos, 1955 - 87 min
legendado em português

O universo de Stevenson, entre Treasure Island e Kidnapped, não teve melhor versão no cinema do que nesta obra-prima de Fritz Lang, que adapta o livro de outro escritor, J. Meade Falkner. A estranha história de um miúdo, órfão, que se liga de amizade com um contrabandista. Juntos, partem à descoberta do fabuloso diamante do Barba-Ruiva, escondido na cisterna de uma fortaleza. “Com MOONFLEET atingimos um dos pontos mais altos da obra de Fritz Lang. Uma das obras mais deslumbrantemente belas alguma vez filmadas, um dos filmes mais fascinantes e mágicos da história do cinema” (João Bénard da Costa).

14/12/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
75 Anos da Cinémathèque Royale de Belgique

Em Colaboração com a Cinematek / Cinémathèque Royale de Belgique
Programa coleção Roberts
duração total da sessão: 50 min

LA LEGENDE DU VIEUX SONNEUR
de Camille de Morlhon
DAVID ET GOLIATH
de Henri Andreani
LE FIL DE LA VIERGE
de autor não identificado
LA CHENILLE DE LA CAROTTE
de autor não identificado
LA CULTURE DU DAHLIA
de autor não identificado
França, 1911, 1910, 1910, 1911, 1911 – 10, 17, 7, 10, 6 min / mudos, intertítulos em francês

Um breve programa de raridades francesas dos primórdios do cinema, que mostra a variedade de géneros e subgéneros praticados no período, quando o cinema ainda era, em parte, um espetáculo de feira. Os dois primeiros filmes são de realizadores que trabalharam para a Pathé e o segundo deles, DAVID ET GOLIATH (a apresentar numa cópia com as tintagens originais) ilustra um dos mais antigos géneros cinematográficos: os dramas bíblicos.
 

14/12/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Fritz Lang – O Tempo do Cinema

Dezembro 2013
While the City Sleeps
Cidade Nas Trevas
de Fritz Lang
com Dana Andrews, Rhonda Fleming, Vincent Price, George Sanders, Thomas Mitchell, Ida Lupino
Estados Unidos, 1956 - 100 min
legendado em espanhol

Um dos últimos filmes de Fritz Lang e um dos seus favoritos. Adaptação de um romance de Charles Einstein, que por sua vez teve como inspiração o filme de Lang MAN HUNT. Lang retoma o tema do assassino compulsivo que desenvolvera em M, mas coloca-o no centro da disputa pela direção de um jornal por um grupo de candidatos, inserindo autênticas cenas de comédia sofisticada nesta obra de índole policial. “WHILE THE CITY SLEEPS é com efeito, mais do que o drama de um assassino patológico, uma comédia de arrivismo, onde o assassínio não passa de um pretexto (Bernard Eisenschitz).

14/12/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Passado e Presente do Japão no Cinema

Em colaboração com a Embaixada do Japão e a Japan Foundation
Eijanaika
“E Então?”
de Shoei Imamura
com Kaori Momoi, Shigeru Izumiya, Ken Ogata, Shingeru Tsuyuguchi
Japão, 1981 - 150 min
legendado eletronicamente em português

Vigésimo filme de Shohei Imamura, um dos grandes cineastas da sua geração, EIJANAKA representa a primeira incursão do realizador no passado histórico do Japão. Mas embora o pano de fundo seja outro, o período da restauração Meiji em meados do século XIX, os temas são os mesmos que Imamura desenvolve nos seus filmes atuais: o sexo como mercadoria, o submundo do banditismo e dos tráficos de influência e a subversão dos costumes por ação de agentes do exterior, neste caso os americanos. Magnífica mise en scène.