17/06/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Junho 2013
Dyadya Vanya
O Tio Vânia
de Andrei Konchalovsky
com Innokenty Smoktunovski, Sergei Bondarchuk, Irina Miroshnichenko
URSS, 1971 - 100 min
legendado em português

Esta terceira longa-metragem de Andrei Konchalovsky (depois do belíssimo A FELICIDADE DE ASSIA e de O PRIMEIRO PROFESSOR) é um típico exemplo do cinema soviético de autor do período. Filmado a preto e branco e a cores, o filme é uma fiel e inteligente adaptação da peça epónima de Tchekov, onde um velho professor se retira para a propriedade que herdara da primeira mulher e que é administrada pelo irmão desta, na companhia da sua segunda e jovem esposa. No papel-titular, Innokenty Smoktunovski, o Hamlet do filme de Grigori Kozintsev. A música é de Alfred Schnittke.

17/06/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Junho 2013
Lola
Lola
de Jacques Demy
com Anouk Aimée, Marc Michel, Elina Labourdette, Margot Lion
França, 1960 - 83 min
legendado em português

Alguns consideram esta longa-metragem de estreia de Demy como a sua obra-prima. Em LOLA, estão todos os temas de Demy, os encontros e desencontros amorosos, os jogos de simetrias, o tom agridoce, a paixão pelo cinema americano. Dois dos protagonistas voltarão a aparecer em filmes posteriores, Lola em MODEL SHOP e Roland (Marc Michel) em LES PARAPLUIES DE CHERBOURG. Filmado em preto e branco e em scope, LOLA, dedicado à memória de Max Ophuls, também é uma homenagem à cidade natal do cineasta, Nantes. Anouk Aimée tem aqui um papel inesquecível.

17/06/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sessões Junho 2013
The Mind Benders
Estranha Obsessão
de Basil Dearden
com Dirk Bogarde, John Clements, Mary Ure, Michael Bryant
Reino Unido, 1962 - 106 min
legendado em português

Novo thriller psicológico de Basil Dearden, de quem em maio se mostrou THE MAN WHO HAUNTED HIMSELF. Dirk Bogarde veste a pele do protagonista, um dedicado e voluntarioso cientista que, empenhado em resolver o mistério da morte de um colega, decide submeter-se a uma série de experiências de lavagem cerebral. Esta “estranha obsessão” é completa se a personagem conseguir deixar de amar a sua mulher. Explorando o universo até então desconhecido da privação ou redução sensorial, Dearden constrói um dos seus melhores filmes, cuja incapacidade de inquietação acabou por o tornar num filme pouco conhecido. Primeira exibição na Cinemateca.

17/06/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Junho 2013
O Fantasma
de João Pedro Rodrigues
com Ricardo Meneses, Beatriz Torcato, André Barbosa, Eurico Vieira
Portugal, 2000 - 90 min

A primeira longa-metragem de João Pedro Rodrigues tem por protagonista uma personagem com uma profissão noturna, por cenário Lisboa à noite, por principal adereço o fato brilhante e negro que parece vindo de FANTOMAS de Feuillade. A combinação revelou-se explosiva. O erotismo do filme motivou rios de tinta por altura da sua saída, remetendo-o, também, para o contexto específico do dito cinema gay. FANTASMA é um filme que não merece circunscrições de género. Um filme noturno, inspiradamente filmado.

17/06/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Sessões Junho 2013
Le Plaisir
O Prazer
de Max Ophuls
com Jean Gabin, Madeleine Renaud, Danielle Darrieux, Simone Simon, Daniel Gélin
França, 1951 - 93 min
legendado em português

Esta obra-prima de Ophuls divide-se em três episódios baseados em contos de Maupassant. No primeiro, estamos num baile de Carnaval, no segundo, a patroa de um bordel leva as suas raparigas para uma primeira comunhão na aldeia natal e, no terceiro, a modelo de um pintor passa de amante ocasional a mulher para a vida, ou para a morte. Moral da história: “O prazer não é alegre”.