08/01/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Foco no Arquivo | A Coleção / As Coleções | O Nosso Século XX
Matka Joanna od Aniolów
Madre Joana dos Anjos
de Jerzy Kawalerowicz
com Lucyna Winnicka, Mieczyslaw Voit, Anna Ciepielewska
Polónia, 1961 - 108 min
legendado eletronicamente em português
A Coleção / As Coleções / Mecenato

MADRE JOANA DOS ANJOS é o filme de uma possessão demoníaca baseado no romance de Jaroslaw Iwaszkiewicz e ambientado num convento da Polónia do século XVII. “É um filme contra o dogma. (…) É uma história de amor sobre um homem e uma mulher que envergam roupas de igreja e cuja religião não lhes permite que se amem. (…) Os demónios que possuem estas personagens são as manifestações externas do seu amor reprimido” (Jerzy Kawalerowicz). Foi prémio especial do júri no Festival de Cannes em 1961. Cópia entrada na coleção em 2010 com o apoio da Finangeste.

 

08/01/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Foco no Arquivo | A Coleção / As Coleções | O Nosso Século XX
Nazaré: Praia de Pescadores e Zona de Turismo | Maria do Mar
duração total da sessão: 109 min
O Nosso Século XX / Estado Novo

NAZARÉ: PRAIA DE PESCADORES E ZONA DE TURISMO
MARIA DO MAR
de Leitão de Barros
Portugal, 1929 + 1930 – 15 min + 94 min / mudos


NAZARÉ: PRAIA DE PESCADORES E ZONA DE TURISMO, obra fundadora do documentarismo português, nasceu no contexto do filme de encomenda e, em particular, com o cinema de promoção turística. MARIA DO MAR é um notável trabalho de integração da paisagem marítima com a vida dos pescadores da Nazaré, numa ficção construída à volta do ódio entre duas famílias por causa da morte de um pescador, provocada acidentalmente por outro. Serão os filhos que, com o seu amor, reconciliarão as famílias. Um belíssimo filme com imagens surpreendentes, magnificamente fotografado por Artur Costa de Macedo. A exibir em versão restaurada em 2000, MARIA DO MAR foi a primeira longa-metragem restaurada no laboratório da Cinemateca. NAZARÉ vai ser mostrado numa cópia resultante de uma preservação de 2011 a partir de uma cópia nitrato incompleta, com o apoio da Barra Talasso SA Nazaré.

 

08/01/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo | A Coleção / As Coleções | O Nosso Século XX
Filmes Joly-Normandin
de Eugène Pirou, Henri Joly, Ernest Normandin
França, 1896-97 - 50 min (duração total aproximada) / mudos
A Coleção / As Coleções / Raridades

O programa compila um importante conjunto de 53 filmes de formato Joly-Normandin (de vida efémera) de duas coleções (coleção Anacleto Rodrigues, Museu Photographia Vicentes e Coleção Sagarminaga depositada na Filmoteca Española), feito digitalmente a partir dos originais nitrato concluído em 2010 (produção de telerecording na Filmoteca e tiragem de interpositivo e cópia no laboratório da Cinemateca).

 

08/01/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Foco no Arquivo | A Coleção / As Coleções | O Nosso Século XX
Young Mr. Lincoln
A Grande Esperança
de John Ford
com Henry Fonda, Alice Brady, Marjorie Weaver, Donald Meek, Ward Bond
Estados Unidos, 1939 - 100 min
legendado em português
A Coleção / As Coleções / Mecenato

Inspirando-se num episódio da vida de Abraham Lincoln no começo da sua carreira de advogado, John Ford dirige um dos filmes maiores da sua obra e um dos mais pessoais. Para muitos, é mesmo a sua obra-prima absoluta. Eisenstein referiu-se a YOUNG MR. LINCOLN como o filme que gostaria de ter feito. Cópia entrada na coleção em 1999 ao abrigo de protocolo com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

 

08/01/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo | A Coleção / As Coleções | O Nosso Século XX
Programa de curtas-metragens | O Nosso Século XX / Estado Novo
duração total da sessão: 73 min
O Nosso Século XX / Estado Novo

EFEITOS DA REVOLUÇÃO EM LISBOA
ROMARIA A FÁTIMA
“13 DE MAIO (FÁTIMA)”
EXÉRCITO PORTUGUÊS: BATALHÃO DE METRALHADORAS Nº 1 CAMPOLIDE – LISBOA
GUARDA NACIONAL REPUBLICANA
Portugal, 1927 e 1930 (?, o último título) – 9 + 11 + 9 + 28 + 16 min / mudos

 

Cinco títulos de curta-metragem a ilustrar a vida portuguesa militar e religiosa na viragem das décadas de vinte e trinta. O primeiro, produção da Filmes Castello Lopes, mostra imagens dos efeitos de bombardeamentos e disparos em fachadas de prédios na zona lisboeta do Largo do Rato. Os dois seguintes registam o fenómeno das peregrinações a Fátima dez anos depois do surgimento do fenómeno. Do mesmo ano de 1927, captado pelo Serviços Cinematográficos do Exército, EXÉRCITO PORTUGUÊS dá a ver exercícios militares. A fechar, material por montar de um título não identificado mostrando exercícios da GNR.