05/12/2016, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinco Filmes de Alfred Hitchcock
Young and Innocent
de Alfred Hitchcock
com Nova Pilbeam, Derrick de Marney, Percy Marmont, Mary Clare
Reino Unido, 1937 - 80 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Entre os grandes filmes de Hitchcock, YOUNG AND INNOCENT é um dos menos reconhecidos, embora se inclua na fase mais rica do seu período inglês. Ilustrando um dos temas centrais do seu cinema, a transferência da culpa, Hitchcock faz um grande filme sobre a questão do "falso culpado" que procura descobrir o autor do crime de que é acusado. YOUNG AND INNOCENT contém um dos grandes “tours de force” técnicos de Hitchcock: o longo travelling que atravessa a sala de baile para mostrar o criminoso entre os membros da orquestra. Uma das suas obras-primas.
06/12/2016, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinco Filmes de Alfred Hitchcock
Saboteur
Sabotagem
de Alfred Hitchcock
com Robert Cummings, Priscilla Lane, Otto Kruger
Estados Unidos, 1942 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Realizado em plena Segunda Guerra Mundial, SABOTEUR é um filme de espionagem, em que um trabalhador de uma fábrica de armamento é falsamente acusado de ser responsável por um incêndio e acaba às voltas com uma organização que trabalha para a Alemanha nazi. Toda a mestria de Hitchcock se encontra neste filme que antecipa NORTH BY NORTHWEST: o suspense, o MacGuffin e uma espetacular sequência no desenlace, na Estátua da Liberdade. A apresentar em cópia digital.
07/12/2016, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinco Filmes de Alfred Hitchcock
Notorious
Difamação
de Alfred Hitchcock
com Cary Grant, Ingrid Bergman, Claude Rains, Louis Calhern, Leopoldine Konstantin
Estados Unidos, 1946 - 99 min
legendado em português | M/12
Para muitos, trata-se da obra-prima absoluta de Hitchcock, uma soberba história de amor com uma intriga de espionagem por pano de fundo. NOTORIOUS é o filme do voluptuoso beijo entre Ingrid Bergman e Cary Grant, num movimento de câmara tantas vezes imitado e nunca igualado. É o filme de uma expiação, de uma mulher pelos homens, primeiro o pai, e depois o amante. É também o filme da suspeita, mas esta exterior, dos serviços secretos americanos a propósito da utilização do urânio no argumento do filme. E é ainda o filme em que ao gosto do champanhe se junta o sabor do suspense.
09/12/2016, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinco Filmes de Alfred Hitchcock
I Confess
Confesso
de Alfred Hitchcock
com Montgomery Clift, Anne Baxter, Karl Malden, O. E. Hasse
Estados Unidos, 1953 - 95 min
legendado em português | M/12
No primeiro livro publicado sobre Hitchcock, em 1957, Eric Rohmer e Claude Chabrol escreveram que um dos temas centrais do cinema do mestre é a “transferência da culpa”. Neste cinema, cheio de falsos culpados, muitos inocentes são subjetivamente culpados. I CONFESS talvez seja o filme de Hitchcock que leva este tema mais longe: na sequência de abertura, um homem mata outro e confessa o seu crime a um padre, que, por diversas razões, é acusado do crime, mas que não pode dizer a verdade devido ao segredo da confissão. Um dos filmes mais sombrios e mais densos de Hitchcock, com um magnífico desempenho de Montgomery Clift no papel principal.
10/12/2016, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinco Filmes de Alfred Hitchcock
Topaz
Topázio
de Alfred Hitchcock
com Frederick Stafford, Claude Jade, Michel Piccoli, Philippe Noiret
Estados Unidos, 1969 - 127 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Tal como no seu filme anterior (TORN CURTAIN), Hitchcock instala-se explicitamente, em TOPAZ, no ambiente da guerra fria, onde histórias de famílias (“family plots”, já) se cruzam com histórias de espionagem entre americanos e russos. Em toda a obra do cineasta, TOPAZ é bem capaz de ser o filme mais mal-amado, o filme a que se presta menos atenção. Foi o seu antepenúltimo título para cinema, antecedendo FRENZY e FAMILY PLOT (1972/76). A apresentar em cópia digital.