abril de 2021
dstqqss
28293031123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829301
2345678
Ciclos
Pesquisa
CICLO
O Mundo à Nossa Volta


Organizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière, o programa pedagógico “Cinema, Cem Anos de Juventude” (que integra o programa mais vasto “O Mundo à Nossa Volta”) é realizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e a Cinemateca Francesa (que o coordena a nível internacional reunindo através da reflexão e partilha dos resultados os onze países participantes) e é apoiado pelo programa PARTIS/ Fundação Calouste Gulbenkian, ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, Câmaras Municipais de Lisboa, Serpa e Moita, Centro Cultural Português em Paris e outros apoios locais que permitiram a viagem de uma delegação portuguesa (alunos participantes, professores e cineastas) para a sessão de apresentação dos filmes na Cinemateca Francesa em Paris. Para além das entidades citadas, são ainda apoiantes deste programa, entre outros, o Centro Cultural Português em Paris, a Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco, a Comissão de Protecção das Crianças e Jovens (Lisboa Centro), DNA Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian (Programa PARTIS), ICA-Instituto do Cinema e do Audiovisual, Institut Français du Portugal, Juntas de Freguesia de Campolide e da Misericórdia, todas as escolas participantes.

 
04/02/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo O Mundo à Nossa Volta

FILMES ENSAIO
 
04/02/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Mundo à Nossa Volta

Em colaboração com Os Filhos de Lumière Associação Cultural
FILMES ENSAIO
sessão apresentada e seguida de debate

A sessão, cujo programa em detalhe é a anunciar, apresenta um conjunto de filmes-ensaio realizados por alunos de escolas básicas e secundárias de Lisboa, Moita e Serpa, com o apoio de cineastas e técnicos de cinema, ao longo do projeto pedagógico “Cinema, Cem Anos de Juventude 2014”, na presença dos seus autores. Os temas dos filmes foram desenvolvidos a partir das suas ideias e questões próprias da idade, lugar, imaginários (a inclusão, a identidade, primeiros encontros amorosos...). O alinhamento da sessão inclui uma seleção de filmes realizados por alunos dos outros países participantes neste projeto. Todos estes filmes refletiram sobre o que é o "plano-sequência" no cinema e seguiram as mesmas regras do jogo.