05/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls
LIEBELEI
“Namorico”
de Max Ophuls
com Magda Schneider, Wolfgang Liebeneiner, Louise Ullirch, Willi Eichberger
Alemanha, 1932 - 87 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada e comentada por Laura Mulvey
Último filme realizado por Ophuls na Alemanha antes do nazismo e uma das suas obras-primas absolutas. Adaptada de uma peça homónima de Schnitzler, esta dilacerante história de amores contrariados pelo destino é situada nos finais do século XIX, na Viena do imperador Francisco José. Tratando-se de Viena, as alusões à música são muitas. A ação começa durante uma récita de O Rapto do Serralho, a protagonista é cantora e o “tema do destino” da Quinta Sinfonia de Beethoven acompanha o trágico desenlace. Toda a arte de um dos maiores realizadores de sempre está neste filme.
06/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls
LETTER FROM AN UNKNOWN WOMAN
Carta duma Desconhecida
de Max Ophuls
com Joan Fontaine, Louis Jourdan, Mady Christians, Art Smith
Estados Unidos, 1948 - 90 min
legendado em português | M/12
sessão apresentada e comentada por Laura Mulvey
inicialmente programado a 7 de janeiro, o filme é apresentado a 6 numa alteração ao programa originalmente divulgado
Um dos filmes mais belos e mais amados de Ophuls, baseado num conto de Stefan Zweig. A história do amor que uma mulher sentiu durante toda a vida por um homem, que só se dá conta disto na véspera de morrer. Situado, como LIEBELEI, na Viena do Imperador Francisco José, este talvez seja o filme em que a mise-en-scène de Ophuls mais atinge a perfeição, com um equilíbrio absoluto entre a elegância formal e a emoção. Excecional desempenho de Joan Fontaine.
07/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls
MADAME DE…
Madame De…
de Max Ophuls
com Danielle Darrieux, Charles Boyer, Vittorio de Sica
França, 1953 - 96 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada e comentada por Laura Mulvey
inicialmente programado a 8 de janeiro, o filme é apresentado a 7 numa alteração ao programa originalmente divulgado
Esta obra-prima de Ophuls forma como que uma trilogia com dois outros filmes do realizador sobre amores femininos fracassados, LIEBELEI e LETTER FROM AN UNKNOWN WOMAN, dos quais são retomadas algumas situações idênticas. Baseado num romance de Louise de Vilmorin e situado em fins do século XIX, o filme conta a história de um triângulo amoroso e de um par de brincos oferecidos pelo marido à mulher, que os vende e, mais tarde, os recebe como prenda do amante, que de nada sabia. O filme tem uma segunda projeção a 10, às 21h30 (ver entrada em “Outras Sessões de Janeiro”).
08/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls
LA SIGNORA DI TUTTI
de Max Ophuls
com Isa Miranda, Nelly Corradi, Memo Bernassi
Itália, 1934 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada e comentada por Laura Mulvey
inicialmente programado a 6 de janeiro, o filme é apresentado a 8 numa alteração ao programa originalmente divulgado
Depois da chegada ao poder dos nazis, Max Ophuls deixou a Alemanha e, antes de partir para Hollywood, errou por diversos países europeus, realizando filmes em França, Holanda e Itália. Foi neste último país que realizou LA SIGNORA DI TUTTI, uma das suas obras maiores, situada no mundo do cinema. Depois da tentativa de suicídio de uma famosa estrela, a história é contada em flashbacks e mostra-nos a mulher como pasto da curiosidade pública. Todo o esplendor visual do cinema de Ophuls e a maior interpretação de toda a carreira de Isa Miranda. O filme tem uma segunda projeção a 12, às 15h30 (ver entrada em “Outras Sessões de Janeiro”).
09/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Laura Mulvey / Max Ophuls
LOLA MONTES
Lola Montes
de Max Ophuls
com Martine Carol, Peter Ustinov, Anton Walbrook, Oskar Werner
França, Alemanha, 1955 - 115 min
versão alemã, legendada em português | M/12
sessão apresentada e comentada por Laura Mulvey
O último filme de Ophuls foi massacrado à época pela distribuição, que alterou a sua estrutura em flashbacks, e só foi visto na montagem original muito mais tarde. História de uma cantora e cortesã, que termina a sua vida transformada em objeto, apresentando-se num circo, onde a sua própria vida é contada e encenada. Uma obra-prima. Vamos vê-la na versão mais completa que se conhece, falada em alemão.