CICLO
Dia Mundial do Património Audiovisual


A  Cinemateca volta a celebrar o Dia Mundial do Património Audiovisual, sempre comemorado pelos membros da FIAF – Federação Internacional dos Arquivos de Filmes a 27 de outubro. Assim se evoca a data em que, na Assembleia Geral de Belgrado em 1980, a UNESCO adotou a Recomendação para a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento.
Em 2022, comemoramos a data com uma celebração do centenário do formato 9,5mm através de um filme­compilação com excertos de centenas de filmes amadores rodados nesse formato ao longo de várias décadas (e para o qual o arquivo da Cinemateca cedeu algum material).
 
 
27/10/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Dia Mundial do Património Audiovisual

9 ½
de Anna Briggs, Michele Manzolini, Mirco Santi
Itália, 2022 - 45 min | M/12
 
27/10/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Dia Mundial do Património Audiovisual
9 ½
de Anna Briggs, Michele Manzolini, Mirco Santi
Itália, 2022 - 45 min | M/12
9 ½ é um filme de montagem produzido em celebração do cinema amador e do centenário do formato 9,5mm, película que começou a ser produzida pela Pathé em 1922 com o objetivo de tornar possível a filmagem amadora, bem como a projeção de filmes comerciais nas casas dos espectadores. Dividido em três partes, este filme apresenta uma “sinfonia visual do quotidiano” composta de diários de viagem, interações afetivas e experimentações que oferecem um amplo e íntimo olhar sobre a alargada presença que este formato teve ao longo do último século. Este projeto, produzido pela Home Movies – Archivio Nazionale del Film di Famiglia, foi realizado a partir de filmes escolhidos por três curadores e cedidos por 22 arquivos e coleções de todo o mundo, num projeto que contou com a contribuição da Cinemateca Portuguesa.