02/07/2025, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte II)
Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo
O Bom, o Mau e o Vilão
de Sergio Leone
com Clint Eastwood, Eli Wallach, Lee Van Cleef, Rada Rassimov
Itália, Espanha, República Federal Alemã, Estados , 1966 - 180 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O último filme da trilogia dos dólares e do “Homem Sem Nome”. Foi realizado com um orçamento mais confortável do que os anteriores e o seu argumento conta uma caça ao tesouro enterrado num remoto cemitério, com rivalidades e traições. A ação tem como pano de fundo a Guerra de Secessão. A magistral sequência final, um duelo a três, é das mais célebres da obra de Leone. Como observou Rafael de España: “A trama é menos importante do que a maneira como está contada, o gosto pelos pormenores, as sarcásticas mudanças de tom, a evolução semelhante a de um road movie e, o que é mais importante, as referências aos dois filmes anteriores”. O filme foi lançado nos Estados Unidos ao mesmo tempo que os dois anteriores, transformando Clint Eastwood em vedeta no seu país e pondo fim à sua colaboração com Sergio Leone.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
02/07/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Bulle Ogier, Atriz Oceânica
Le Pont Du Nord
de Jacques Rivette
com Bulle Ogier, Pascale Ogier, Pierre Clémenti
França, 1981 - 129 min
legendado eletronicamente em português | M/12
LE PONT DU NORD marcou o regresso de Jacques Rivette aos circuitos de distribuição depois de um difícil período, em que abandonou a meio o ambicioso projeto de uma tetralogia de filmes, devido a um esgotamento nervoso. Neste filme Rivette reata com os princípios de alguns dos seus filmes anteriores: uma ténue trama narrativa, que pode prolongar-se indefinidamente e nos quais a presença dos atores desencadeia “algo” que é captado pela câmara. Como o orçamento era modesto, optou por filmar exclusivamente em exteriores nas ruas de Paris, que, como em OUT ONE/SPECTRE, ecoam longinquamente a Paris dos folhetins de Louis Feuillade. O elenco reúne, num duo inseparável e extraordinário, Bulle Ogier e a sua filha Pascale, que morreria precocemente três anos depois.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
02/07/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte II)
Tiempo de Morir
de Arturo Ripstein
com Marga López, Jorge Martínez de Hoyos, Enrique Rocha
México, 1966 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Partindo de uma história e argumento assinados por Gabriel García Márquez e Carlos Fuentes, o célebre realizador mexicano Arturo Ripstein rodou o seu filme de estreia com apenas 21 anos de idade e usufruindo de um apoio à produção prestado por seu pai, Alfredo Ripstein. Nota-se nesta primeira obra a influência de Luis Buñuel, com quem Ripstein trabalhou no início da sua carreira como assistente de realização: história de vingança, eminentemente fatalista, em tom elegíaco, próxima dos westerns melodramáticos de Anthony Mann, sobre um homem em busca de sossego após cumprir pena de 18 anos de prisão pela morte de um homem num duelo, mas os filhos deste último não esquecem nem perdoam facilmente. Primeira exibição na Cinemateca, a exibir em cópia digital.

A sessão repete no dia 21 às 21h45, na Esplanada.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
 
02/07/2025, 21h45 | Esplanada
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte VI - conclusão)
British Agent
de Michael Curtiz
com Leslie Howard, Kay Francis, William Gargan
Estados Unidos, 1934 - 81 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Estamos em 1917, na Rússia, durante a revolução bolchevique. Um agente secreto britânico tem a missão de convencer os soviéticos a não assinarem uma paz separada com os alemães. Entra em contacto com uma aristocrata que se faz passar pela secretária de Lenine e se opõe à entrega de armas britânicas aos anticomunistas do Exército Branco. O filme é baseado num livro escrito por um agente britânico que esteve na Rússia neste momento, mas Curtiz tomou muitas liberdades com a narrativa, de modo a fazer um filme de aventuras misturado com uma história romântica. Trata-se de uma superprodução, com mais de quarenta cenários diferentes e cerca de mil e quinhentos figurantes.

A sessão repete no dia 17 às 15h30, na sala M. Félix Ribeiro.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui