Programa Light Cone 1 – Do Medo (Do Perigo ou Sensação de Angústia) ao Progressivo Conforto
THE
de Dieter Kovacic, Billy Roisz
Áustria, 2015 - 13 min / sem diálogos
EÛT-ELLE ÉTÉ CRIMINELLE…
de Jean-Gabriel Périot
França, 2006 – 9 min / sem diálogos
DREAM WORK
de Peter Tscherkassky
Áustria, 2001 - 11 min / sem diálogos
PRELUDE
[n:ja],
Áustria, 2007 – 3 min / mudo
OR ANYTHING AT ALL EXCEPT THE DARK PAVEMENT
de Théodora Barat
França, 2011 – 6 min / mudo
LIKE A PASSING TRAIN 1
de Kohei Ando
Japão, 1978 – 3 min / sem diálogos
THE VERY EYE OF THE NIGHT
de Maya Deren
Estados Unidos, 1959 – 15 min / sem diálogos
Com o potencial de provocar medo nos corações dos mais duros, THE é um filme experimental que cria uma colagem de filmes de terror para contar uma história onde “suspense” e “choque” são as palavras de ordem. EÛT-ELLE ÉTÉ CRIMINELLE…, passado no final da Segunda Grande Guerra inclui a angustiante punição em praça pública de mulheres que tiveram relações com soldados alemães durante a ocupação. Em DREAM WORK, durante onze minutos de confusão, o espectador entra num mundo onírico onde consciente e inconsciente se sobrepõem. Será a mulher adormecida que se afunda no sono ou o filme que se afunda nela? PRELUDE filma a solidão no meio da multidão que passeia num espaço sem indicação da sua localização, sem sons. Apenas os fragmentos de diálogos captados por um programa de autoaprendizagem conferem uma narrativa às imagens. Em LIKE A PASSING TRAIN 1 pressentimos o perigo iminente do turbilhão do comboio a passar. Mas está tudo bem, é só uma imagem nos ecrãs que são as janelas deste apartamento. No documentário OR ANYTHING AT ALL EXCEPT THE DARK PAVEMENT tudo parece estranho até que, num traveling em dois momentos, se revela a beleza da noite. Em THE VERY EYE OF THE NIGHT, Maya Deren faz uma coreografia celestial que nos fala da libertação absoluta de referências e narrativa. Contra um céu estrelado, figuras (os alunos da Metropolitan Opera Ballet School de Nova Iorque) mostram-nos o universo interior do ser humano, no qual este entra ao adormecer.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui