Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 04/05/2015
sessões na Cinemateca, 5 de maio - Visita ou Memórias e Confissões
sessões na Cinemateca, 5 de maio - Visita ou Memórias e Confissões

"Visita ou Memórias e Confissões" de Manoel de Oliveira é apresentado na Cinemateca terça-feira, 5 de maio, em duas sessões na sala M. Félix Ribeiro, com início marcado para as 21h45 e as 23h15, ambas gratuitas mediante o levantamento de ingressos na bilheteira.

 

A projeção em Lisboa do filme realizado por Manoel de Oliveira no início dos anos 1980 para ser visto como filme póstumo, sucede a sua apresentação hoje no Porto, no Rivoli Teatro Municipal. "Visita ou Memórias e Confissões" é apresentado no Festival Internacional de Cinema de Cannes ainda este mês.

5 de maio, sala M. Félix Ribeiro | 21:45 e 23:15

 

VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES
de Manoel de Oliveira
com Manoel de Oliveira, Maria Isabel Oliveira, Urbano Tavares Rodrigues, Teresa Madruga, Diogo Dória
Portugal, 1982 - 68 min | M/12


Realizado no início dos anos oitenta para ser visto como filme póstumo, VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES levou Manoel de Oliveira a filmar a casa da Rua Vilarinha, no Porto, projetada pelo arquiteto José Porto, que fez construir e foi a sua casa de família desde que se casou em 1940 e durante cerca de quatro décadas mas foi forçado a vender (a “casa da Vilarinha” foi recentemente classificada imóvel de interesse público, também pela sua histórica ligação ao modernismo português e pela sua singularidade como obra arquitectónica, a que estiveram ligados, para além de José Porto, os arquitetos Viana de Lima e Cassiano Branco). Entre os momentos associados à vida nessa casa está a reconstituição da detenção de Oliveira pela PIDE, em 1963, altura em que conheceu o escritor Urbano Tavares Rodrigues. Na obra de Oliveira, é o filme seguinte a FRANCISCA, a partir de um argumento próprio com texto de Agustina Bessa-Luís, fotografia de Elso Roque, som de Joaquim Pinto e montagem coassinada com Ana Luísa Guimarães. VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES é um filme autobiográfico, de “memórias e confissões”, facto que esteve na origem da vontade do realizador em mantê-lo inédito durante o seu tempo de vida. “Uma casa é uma relação íntima, pessoal, onde se encontram as raízes”, “a meu pedido, a Agustina fez um texto, muito bonito, a que chamou Visita. E eu acrescentei-lhe algumas reflexões sobre a casa e sobre a minha vida” (Manoel de Oliveira).

sessões na Cinemateca, 5 de maio - Visita ou Memórias e Confissões