Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Workshops; Programação; Exibições
Data: 08/06/2015
Workshop de intervenção direta em película 16mm
Workshop de intervenção direta em película 16mm

A Cinemateca, em colaboração com o Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, organiza um workshop de pintura e desenho sobre película destinado a maiores de 16 anos, a realizar no dia 26 de junho nas instalações da Cinemateca Júnior no Salão Foz, com conceção e orientação de Victor Jorge Gomes, estando as inscrições abertas.

 

O workshop destina-se a todos aqueles que queiram experimentar as técnicas de um cinema realizado sem a intervenção da câmara, ou seja de um “cinema direto” que envolve unicamente um trabalho manual com película cinematográfica, que utilizará técnicas da pintura e do desenho, mas também o simples riscar da emulsão. Técnicas que permitirão a criação de imagens sem câmara, de cariz essencialmente abstrato, num suporte fílmico que está hoje em vias de desaparição.

Cada um dos participantes terá à sua disposição vários metros de película virgem e previamente exposta, realizando um pequeno filme que fará parte de um “cadavre exquis” formado por todos os trabalhos, que será exibido numa sessão pública a realizar dia 1 de julho na Cinemateca. A sessão contextualizará este tipo de trabalho no interior da prática de alguns dos pioneiros das técnicas de desenho e de intervenção direta sobre a película, mostrando-se trabalhos de autores como Len Ley, Norman McLaren e Stan Brakhage, que ao longo de muitos anos produziram verdadeiras obras-primas em que predominou a explosão do ritmo e da cor. Filmes sensoriais, muitas vezes conotados com o expressionismo abstrato, que traçaram novas pontes entre o cinema, a música e as artes plásticas.

 

Trata-se de um workshop destinado a adultos (maiores de 16 anos), com uma duração de cinco horas, organizado em dois períodos, das 10h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h00. O preço é de €15. Mais informações e inscrições: cinemateca.junior@cinemateca.pt (21 346 21 57).

Workshop de intervenção direta em película 16mm