Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 20/10/2014
Werner Schroeter e outros destaques de novembro
Werner Schroeter e outros destaques de novembro

O cinema do alemão Werner Schroeter, a apresentar em retrospetiva integral numa iniciativa que conta com o apoio do Goethe Institut e da Cinemateca de Munique, é um importante foco da programação de novembro e dezembro na Cinemateca.  Novembro é ainda o mês da retrospetiva Johan van der Keuken, organizada em colaboração com o DocLisboa'14, e da Cinematografia voltar a ocupar a edição deste ano do "Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema" no quadro do Festival Temps d'Images.

 

A retrospetiva Werner Schroeter tem início marcado para 1 de novembro, às 19h30, altura para uma conferência de Stefan Drössler sobre os filmes iniciais de Schroeter e, quanto a projeções, a partir de 14, com a apresentação de "Der Tod der Maria Malibran / A Morte de Maria Malibran". Apresentando filmes restaurados, parte deles em cópias digitais, a iniciativa propõe um olhar de conjunto sobre a vasta, singular e rara obra de Schroeter, cujo trabalho a Cinemateca acompanhou, tendo há muito o desejo de a mostrar na íntegra, como agora é possível, dando-a a ver com a dimensão que a sua importância impõe.

 

De Schroeter, em novembro, são ainda apresentados "Maria Callas Porträt"; "Neurasia", "Argila", "Eika Katapa", "Der Bomberpilot", "Salome", "Macbeth", "Willow Springs", "Der Schwarze Engel", "Les Flocons d'Or", "Il Regno di Napoli", "Palermo oder Wolfsburg", "Die Geberalprobe", "Johannas Traum", "Weisse Reise", "Tag der Idioten", "Das Liebenskonzil" e "Der Lachende Stern", realizados entre 1968 e 1983.

 

 

 

Na sua segunda declinação, a "Cinematografia" é o eixo do programa da edição deste ano do "Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema", organizado pela Cinemateca no quadro do Festival Temps d'Images, e concebido por Pierre-Marie Goulet e Teresa Garcia com Ricardo Matos Cabo, Bernard Eisenschitz e contribuições de Marcos Uzal e Cyril Neyrat, a ter início a 4 de novembro com a projeção de "Le Coeur et L'Argent" (Feuillade e Perret, 1912) e "Dorogoy Cenoy / O Cavalo que Chora" de Marc Donskoi (1957). Os filmes e as sessões do programa, que se estende até dia 12, são acompanhados e comentados por Pierre-Marie Goulet, Teresa Garcia, Bernard Eisenschitz, Miguel Marías, Marcos Uzal, Florent Guézengar, Cyryl Neyrat e Rita Azevedo Gomes, que apresenta o seu filme "A Vingança de Uma Mulher" no dia 6, às 21h30. O programa conta com filmes muito e pouco vistos como "Le Vampyr" de Dreyer e "Hand Held Day" de Gary Beydler, reunidos na mesma sessão das 19h de 7 de novembro.

 

A integral dedicada à obra de Johan van der Keuken, prolonga-se até 21 de novembro ampliando a parceria da Cinemateca com o DocLisboa'14. Entre as várias outras iniciativas do mês, destaque também para o lançamento de dois livros, em colaboração com as editoras Letra Livre e Dafne: "João César Monteiro: A Obra Escrita", ocasião para voltar a "Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço" e "Fragmentos de Um Filme-Esmola", a apresentar por Margarida Gil, Vítor Silva Tavares e Eduardo de Sousa às 19h de dia 3; e "O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitetura em Portugal", a lançar numa sessão que reúne "Las Hurdes" e "El Angel Exterminador" de Luis Buñuel, a apresentar às 21h30 de 20 de novembro por José Neves.

Werner Schroeter e outros destaques de novembro
em cima: Vampyr (Carl Th. Dreyer, 1930)
no topo e foto de entrada: Il Regno di Napoli / O Reino de Nápoles (Werner Schroeter, 1978)