Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 04/11/2025
Viagem ao fim do mudo em novembro com Stroheim, Stiller e Wellman
Viagem ao fim do mudo em novembro com Stroheim, Stiller e Wellman
Em novembro a Viagem ao Fim do Mudo iniciada em setembro pela Cinemateca propõe um trio de produções de envergadura: FOOLISH WIVES, do homem que todos adoram odiar (o ‘cineasta maldito’ Erich von Stroheim), GOSTA BERLINGS SAGA (A Lenda de Gösta Berling), do grande mestre do cinema nórdico Mauritz Stiller, e WINGS, o grande épico dos ares assinado por William A. Wellman que marcou de várias maneiras a época em que estreou. Como em todo o ciclo, as três sessões contam com acompanhamento ao piano por Filipe Raposo, Daniel Schvetz e João Paulo Esteves da Silva.
 
A primeira paragem é uma história de sedução, chantagem e crime que envolve membros da aristocracia europeia decadente e a burguesia americana, em cenários de grande estilo, como é o caso da réplica em tamanho quase real do casino de Monte Carlo construída em estúdio. Obra-prima de Erich von Stroheim, bastante mutilada após o fracasso da estreia, FOOLISH WIVES será apresentado pela primeira vez em Portugal na versão mais completa e aproximável possível da que apenas os primeiros espectadores do filme viram, graças a um restauro estreado em 2020 feito a partir de cópias sobreviventes, e entretanto encontradas. Encontro marcado para dia 7, às 19h, com acompanhamento ao piano por Filipe Raposo.
 
Seguem-se as paisagens gélidas da Suécia no dia 14, também às 19h, com GOSTA BERLINGS SAGA (A Lenda de Gösta Berling), de Mauritz Stiller, um dos poucos mestres do cinema que apenas trabalhou no período mudo. Neste grande fresco passado no início do século XIX, que revelou uma muito jovem Greta Garbo, Stiller baseia-se num romance de Selma Lagerlöff para contar a história de um pastor protestante que abandona a igreja e, depois de muitas peripécias, casa-se com a prima da mulher que ama. Um filme que durante décadas apenas pôde ser visto em versões muito curtas, com pouco mais de uma hora, mas que agora será apresentado em todo o seu magnífico esplendor num restauro recente que o aproxima da versão original, com cerca de três horas. Ao piano estará João Paulo Esteves da Silva.
 
Por fim, esta terceira etapa conclui-se com WINGS, acompanhado ao piano por Daniel Schvetz, numa sessão que cruza com a retrospetiva “O Trilho do Gato – William A. Wellman”. O filme que lançou o subgénero “filme de aviação”, com laivos de filme de guerra e melodrama, foi um dos projetos mais acarinhados de Wellman, a quem o projeto foi entregue pela Paramount devido à sua experiência de piloto de combate na I Guerra Mundial. Ousado e espetacular, no verdadeiro sentido da palavra (nunca até então as batalhas aéreas tinham sido filmadas daquela forma), foi um dos últimos grandes filmes mudos a sair de Hollywood, onde foi consagrado com os primeiros Oscares para o melhor filme do ano e melhores efeitos especiais. A sessão é no dia 22 de novembro, às 17h30.
 
Mais informação sobre o Ciclo Viagem ao Fim do Mudo aqui .
 
[FOOLISH WIVES foi restaurado pelo The Museum of Modern Art e o San Francisco Silent Film Festival, com o apoio de Ira Resnick, Cineteca di Bologna, National Film Archive of Monaco, Sunrise Foundation for Education and the Arts, Rick Anderson, John e Susan Sinnott, e apoiantes do San Francisco Silent Film Festival Film Preservation Fund]