Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: programação
Data: 30/05/2017
VIDROS DE LANTERNA MÁGICA DE ALMADA INÉDITOS
VIDROS DE LANTERNA MÁGICA DE ALMADA  INÉDITOS
VIDROS DE LANTERNA MÁGICA DE ALMADA NEGREIROS INÉDITOS
MOSTRADOS NA CINEMATECA
 
Termina hoje, dia 30 de maio, às 19h, o Ciclo Almada, da Dança das Formas à Imaginação, com uma sessão especial onde serão projetados pela primeira vez desde o final da década de 1920 um conjunto de seis vidros originais para lanterna mágica da autoria de Almada Negreiros, recentemente descobertos. 

A última sessão deste ciclo, pensado para explorar as ligações entre Almada Negreiros (artista multidisciplinar por excelência) e o cinema, pretende ser um regresso à magia de Méliès e aos primórdios do cinematógrafo. Os seis quadros para lanterna mágica com desenhos recortados e pintados por Almada Negreiros, a projetar no início da sessão, fazem parte integrante da obra de 1929 La tragedia de Doña Ajada, que tinha também uma componente musical e outra literária. Os desenhos foram fotografados em placas de vidro pintadas, descobertas já depois da inauguração da exposição na Gulbenkian (patente até 5 de junho) e são apresentadas pela primeira vez desde essa altura em projeção através de uma lanterna mágica.
A sessão terá acompanhamento ao piano por Filipe Raposo e incluirá também a projeção dos filmes LA LANTERNE MAGIQUE, de Georges Méliès, AS AVENTURAS DO PRÍNCIPE ACHMED, de Lotte Reiniger, filme prodigioso inteiramente composto por silhuetas, e O NAUFRÁGIO DA ÍNSUA, falsa lanterna mágica ou falso cinema produzido por Almada para animar as noites das férias em Moledo em 1934, cujos 64 desenhos de grande formato foram transpostos para vídeo.

Consulte aqui (download pdf) programa completo do Ciclo.
VIDROS DE LANTERNA MÁGICA DE ALMADA  INÉDITOS
AS AVENTURAS DO PRÍNCIPE ACHMED, de Lotte Reinige