Para terminar o ano de 2024 e lançar a ponte para o início de 2025, a Cinemateca preparou uma das maiores retrospetivas jamais realizadas em torno de Anatole Litvak. Organizada em estreita colaboração com o programador Ehsan Khoshbakht, diretor de programação do Il Cinema Ritrovato, que estará presente na Cinemateca no arranque da retrospetiva para apresentar algumas sessões e dar uma conferência sobre o cineasta (dia 6 de dezembro, às 18h), esta será uma versão alargada da que foi apresentada no verão passado em Bolonha.
Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak propõe a descoberta de uma obra que atravessa várias décadas e países (de Moscovo aos Estados Unidos, com escalas no Reino Unido e França), grande parte dela oriunda do período clássico de Hollywood, onde singrou junto de outros realizadores europeus que deixaram o velho continente em fuga de um mundo em turbulência para se juntarem aos maiores estúdios da época.
Apesar de não ter criado uma marca pessoal, como alguns dos seus pares, foi responsável por um punhado de títulos memoráveis que fazem dos seus filmes presença obrigatória em qualquer mostra de diferentes géneros. Nos mais de 20 filmes a apresentar ao longo dos próximos meses encontramos
thrillers (SORRY, WRONG NUMBER), filmes de boxe (CITY FOR CONQUEST), comédias (NIE WIEDER LIEBE! / “AMOR NUNCA MAIS!”), melodramas (CETTE VIELLE CANAILLE) ou filmes históricos (MAYERLING), entre muitos outros géneros, protagonizados pelas maiores vedetas do cinema da altura.
Para Ehsan Khoshbakht, a essência da obra de Litvak resume-se em poucas palavras: «a vida como metáfora de uma travessia pela noite, em busca da luz do dia». É o que iremos constatar ao longo dos próximos dois meses de intensas viagens noturnas.
Programa completo
aqui.