Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; exibições
Data: 24/10/2015
Um Ford de 1927 redescoberto em projeção especial acompanhada ao piano por João Paulo Esteves da Silva
Um Ford de 1927 redescoberto em projeção especial acompanhada ao piano por João Paulo Esteves da Silva

A projeção de "Upstream" de John Ford, de 1927, um filme da primeira fase, muda, da filmografia de Ford e durante largas décadas um título considerado perdido, foi resgatado ao esquecimento e restaurado em 2009 a partir da descoberta de uma cópia de época nos arquivos da Nova Zelândia, e é apresentado na Cinemateca, pela primeira vez, numa sessão especial acompanhada ao piano por João Paulo Esteves da Silva a 27 de outubro, às 21h30, na sala M. Félix Ribeiro, assinalando o Dia Mundial do Património Audiovisual.

 

Realizado uma década depois de John Ford se ter estreado como realizador na Califórnia, onde em 1914 começou por se iniciar como ator, "Upstream" é um surpreendente “backstage drama” centrado num triângulo amoroso e ambientado no universo do vaudeville nova-iorquino. Desde a sua recente redescoberta, tem sido considerado como o primeiro filme onde se nota a influência de Murnau no cinema de John Ford, nomeadamente no uso da iluminação e nos enquadramentos de alguns planos. “É reconhecivelmente um filme de John Ford mas revela um lado do seu trabalho que não se encontra em nenhuma outra das suas obras, ou pelo menos não na forma concentrada que aqui assume”, diz a National Film Preservation Foundation.

A redescoberta de "Upstream" em 2009, numa cópia de época em nitrato de celulose, foi feita por Brian Meacham, conservador do Academy Film Archive, no decorrer de um trabalho de identificação de cópias originais de filmes mudos americanos na Nova Zelândia. De acordo com a National Film Preservation Foundation, a atual cópia restaurada de "Upstream", disponível em suporte digital, está praticamente completa em relação ao que terá sido o original, e tem a duração de 60 minutos.

Um Ford de 1927 redescoberto em projeção especial acompanhada ao piano por João Paulo Esteves da Silva