Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Edições
Data: 19/01/2024
Três novas edições DVD da Cinemateca já disponíveis
Três novas edições DVD da Cinemateca já disponíveis
Estão já à venda, na livraria Linha de Sombra, três novas edições em DVD da Cinemateca: dois filmes de Georges Pallu, O DESTINO (1922) e O PRIMO BASÍLIO (1923), que marcam o quarto e quinto volumes da coleção que a Cinemateca tem vindo a dedicar à edição integral dos filmes da Invicta Film, e MÁSCARAS (1976), parte da coleção da Cinemateca dedicada ao cinema de vocação etnográfica com a única longa-metragem para cinema de Noémia Delgado, nome fundamental, mas pouco reconhecido, da geração do Novo Cinema Português.

Os dois filmes de Georges Pallu apresentam-se com uma nova banda sonora, encomendada pela Cinemateca, tendo em conta a ausência de partituras da época (contrariamente a ROSA DO ADRO, AMOR DE PERDIÇÃO e OS FIDALGOS DA CASA MOURISCA, já editados nesta coleção, que recuperam as partituras originais de Armando Leça). O DESTINO, tido como o maior êxito comercial do cinema mudo português, é apresentado com música original composta e interpretada ao piano por Nicholas McNair. Já O PRIMO BASÍLIO, adaptação da obra homónima de Eça de Queirós, inclui por sua vez música original composta e interpretada ao piano por Filipe Raposo.
 
A edição de MÁSCARAS, documentário que retrata uma série de rituais transmontanos, numa abordagem evocadora da antropologia visual de Jean Rouch, com quem a realizadora estudou, apresenta-se numa digitalização e restauro em 4K, financiada pelo Plano Nacional de Cinema. O DVD inclui ainda duas curtas-metragens, realizadas durante a rodagem de MÁSCARAS: ENSAIO NO MOINHO (1976) e SOL E SOMBRA (1976), e uma brochura com textos da Manuela Penafria, Paulo Raposo e Joana Ascensão.

As três edições em DVD encontram-se à venda por 16€ a unidade. As datas de lançamento de cada edição serão anunciadas brevemente.