Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Coleções
Data: 03/01/2018
Textos & Imagens
Textos & Imagens
Textos & Imagens é uma nova rubrica da secção de destaques do sítio web da Cinemateca que pretende promover a descoberta de alguns documentos biblio-iconográficos (imagem fixa) em acervo.
Entendemos esta nova rubrica como um exercício livre, inspirado e revelador da profundidade e riqueza da nossa coleção e uma chamada de atenção para objectos que, de certo modo, só se revelam ao olhar que sobre eles se debruça e sobre eles constrói uma nova perspetiva e novos ângulos de análise, descrição, perceção ou, simplesmente, filia, no sentido mais imediato e espontâneo. Por outro lado, constitui uma forma de tornar mais atrativa e apelativa a presença da coleção na comunidade, colocando em destaque, de forma reflexiva, o trabalho que a Cinemateca tem empreendido sobre esses mesmos objectos ao longo de várias décadas.
Com uma periodicidade semanal, serão apresentadas ao longo do ano de 2018 – ano em que se comemoram 70 Anos de Cinemateca e Ano Europeu do Património Cultural – breves histórias e comentários sobre alguns dos itens, selecionados a partir do vasto conjunto de diferentes tipologias documentais (livros, periódicos, documentos de arquivo, fotografias, cartazes, guiões, etc.).
Os destaques a apresentar não se cingem, contudo, a escolhas da equipa; pretende-se também que este seja um projeto participado, e por isso aberto à colaboração externa. Para tal, iremos dirigir convites específicos à participação e ainda abrir as portas para visitas às coleções, de modo a que todos os potenciais interessados em abordar um determinado documento o possam selecionar através destes percursos de descoberta.
As datas das visitas serão anunciadas brevemente através deste e dos habituais canais de divulgação da Cinemateca.
Textos & Imagens
(no topo): Sala de Leitura Geral da Cinemateca;
(em cima): No Man of Her Own (Wesley Ruggles, 1932)