Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 06/08/2015
Setembro – antevisão da programação
Setembro – antevisão da programação

Em setembro, variada, a programação da Cinemateca destaca uma retrospetiva dedicada à obra de Christopher Lee – “O Príncipe das Trevas”, a lembrar em 21 filmes ao longo do mês; um panorama histórico do cinema chinês e uma retrospetiva da fulcral obra de Xie Jin, entre 11 e 30, numa iniciativa organizada em colaboração com a Cinemateca Chinesa e integrada na Festa do Cinema Chinês a decorrer em Lisboa, também no cinema Ideal; sessões especiais de homenagem a Maria Barroso, Alberto Vaz da Silva e Nuno Melo; um Ciclo focado no cinema do norueguês Knut Erik Jensen, cuja prolífera obra é desconhecida em Portugal e estará em Lisboa a acompanhar a apresentação de 16 dos seus filmes entre 18 e 25. F.J. Ossang estará também na Cinemateca para apresentar quatro dos seus filmes em três sessões a realizar entre 8 e10. Às 22h30 de 6ª feira, as sessões ao ar livre na Esplanada 39 Degraus propõem quatro filmes dos anos 1930 realizados por Sternberg com Marlene Dietrich. Cyril Neyrat vem apresentar e comentar uma edição “Histórias do Cinema” focada em Jean-Luc Godard na semana que começa a 28 de setembro e termina a 2 de outubro.

 

Com Christopher Lee, estão programados obras fundamentais da sua filmografia de ator, entre as quais nove dos filmes em que foi filmado por Terence Fisher entre finais das décadas de 1950 e 60 (“The Curse of Frankenstein”, “The Hound of the Baskervilles”, “The Man Who Could Cheat Death”, “Dracula”, “The Two Faces of Dr. Jeckyll”, “The Gorgon”, “The Mummy” “Dracula Prince of Darkness”, “The Devil’s Ride Out”); alguns dos filmes das suas primeiras, breves aparições, de Raoul Walsh (“Captain Horatio Hornblower”), Michael Powell e Eric Pressburger (“The Battle of the River Plate”, “Ill Met by Moonlight”) ou Basil Dearden (“Saraband for Dead Lovers”); e das décadas de seguintes filmes do seu trabalho com Nicholas Ray (“Bitter Victory”), Jess Franco (“El Conde Dracula”), Billy Wilder (“The Private Life of Sherlock Holmes”), Pere Portabelle (“Umbracable”), Joe Dante (“Gremlins 2”), George Lucas (“Star Wars, episode II”) e Tim Burton (“Dark Shadows”).

 

Concebido em “capítulos” centrados no cinema de Xangai anterior a 1949, no período que medeia entre 1949 e 1956, nos começos da designada “quinta geração” e no que a ela se seguiu, o panorama histórico do cinema chinês, a apresentar em cópias digitais, conta com filmes produzidos e realizados entre os anos 1930 (os clássicos “Shen Nü / A Divina” de Wu Yonggang e “Xiao Wanyi / O Pequeno Brinquedo” de Sun Yu, com acompanhamento musical ao vivo) e os 90 (incluindo obras de Fei Mu, Sang Hu e Huang Sha, Wan Laiming, Chen Kaige, Zhang Yimou, Jiang Wen ou Niang Ying). A retrospetiva dedicada à obra de Xie Jin (1923-2008) é composta por dez títulos cronologicamente balizados entre 1957 (“Nülan Wuhao / A Jogadora de Basquete nº 5”) e 1997 (“Yapian Zhangzheng / A Guerra do Ópio”) onde se inclui “Wutai Jiemei / Irmãs de Palco” (1965).

Para além destes dois grandes destaques, e dos demais indicados, menção para a realização de “Um Dia Truffaut”, a 24, organizado em colaboração com a Orfeu Negro e a Livraria Linha de Sombra associado à recente edição portuguesa de Os Filmes da Minha Vida de François Truffaut: em três sessões concebidas em diálogo com Francisco Valente, autor do prefácio desta edição portuguesa da Orfeu Negro, o programa reúne filmes de Truffaut (“Les Mistons”, “Antoine et Colette”, “Jules et Jim”) e obras de Jean Cocteau (“Le Sang d’Un Poète”), Jean Vigo (“Zéro de Conduite”) e Jean Renoir (“Une Partie de Campagne”). O livro é apresentado no meso dia, na Livraria Linha de Sombra, onde está prevista uma conversa moderada por Francisco Valente com António da Cunha Telles e Pedro Mexia.

 

As sessões “double bill” das matinés de sábado reúnem “Husbands” de John Cassavetes e “The Last Flight” de William Dieterle; “Vertigo” de Hitchcock e “La Fille de Nulle Part” de Jean-Claude Brisseau; “The Ghost and Mrs. Muir” de Mankiewicz e “La Frontière de l’Aube” de Garrel; “Detour” de Ulmer e “Femme Fatale” de Brian De Palma. Os Sternberg / Marlene das sessões ao ar livre na Esplanada 39 Degraus, todas as sextas-feiras, às 22h30, são “Der Blaue Engel”, “Morocco”, “Shanghai Express” e “The Scarlet Empress”.


Na edição das “Histórias do Cinema”, em cinco sessões conferência a realizar na semana de 28 de setembro a 2 de outubro, as escolhas, apresentações e comentários são de Cyril Neyrat e o realizador em foco, Jean-Luc Godard, de quem se mostram “Vivre sa Vie”, “Vladimir et Rosa” (do coletivo Dziga Vertov), “Puissance de la Parole” e “Ici et Ailleurs” (correalizado com Anne-Marie Miéville), “Passion” e “Scénario du Film Passion”, “Allemagne Neuf Zéro” e os episódios 3A e 3B das “Histoire(s) du Cinéma”.

Setembro – antevisão da programação
em cima: Dracula Prince of Darkness (Terence Fisher, 1966)
no topo: Xiao Wanyi / "O Pequeno Brinquedo" (Sun Yu, 1933)
foto de entrada: Vertigo (Alfred Hitchcock, 1958)