Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; exibições
Data: 06/09/2016
Setembro e outubro - Histórias do Cinema em Italiano
Setembro e outubro - Histórias do Cinema em Italiano
As edições de setembro e outubro da  rubrica regular de programação "Histórias do Cinema" centram-se no cinema italiano, trazendo à Cinemateca Ariel Schweitzer e Adriano Aprà para respetivamente apresentarem e comentarem as obras de Vittorio De Sica e Roberto Rossellini. A semana de sessões-conferência "Ariel Schweitzer / Vittorio De Sica" decorre entre 12 e 16 de setembro, estando a semana "Adriano Aprà / Roberto Rossellini" marcada entre 10 e 14 de outubro, a partir das 18h, na sala Luís de Pina.

Propondo "Sciuscià", "Miracolo à Milano", "Umberto D", "Il Giardino dei Finzi-Contini", de De Sica e "Il Generale della Rovere, de Rossellini, com De Sica, o programa das "Histórias do Cinema: Ariel Schweitzer / Vittorio De Sica" pode ser consultado aqui.
 
Em outubro, as escolhas de Adriano Aprà para analisar o cinema de Roberto Rossellini recaem sobre "Germania Anno Zero", "Francesco Giullare di Dio", "Stromboli Terra di Dio", "Angst / La Paura" e "Cartesisus". O crítico e historiador italiano Adriano Aprà é especialista mundial na obra de Rossellini e, na última das suas colaborações com a Cinemateca, em 2015, esteve em Lisboa para apresentar a edição das "Histórias do Cinema" dedicada à obra de Michelangelo Antonioni.
Setembro e outubro - Histórias do Cinema em Italiano
em cima e foto de entrada: Vittorio De Sica em Il Generale della Rovere (Roberto Rossellini, 1959)
no topo: Sciuscia (Vittorio De Sica, 1946)