Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Conferências
Data: 24/05/2013
Sessões conferência - Richard Wagner e o cinema
Sessões conferência - Richard Wagner e o cinema

"Richard Wagner e o Cinema" é o tema das duas sessões conferência a realizar pelo musicólogo e pianista alemão Siegfried Mauser, na segunda-feira, 27 de maio, às 19h e às 21h30, na sala Félix Ribeiro, no contexto da evocação do bicentenário do nascimento de Wagner e numa iniciativa organizada em colaboração com o Goethe-Institut Portugal.

 

Siegfried Mauser vem à Cinemateca apresentar dois módulos de um programa mais vasto dedicado às relações entre a obra de Wagner e o cinema: às 19h, sob o mote "Do olhar acústico e de escuta ótica", Mauser centrar-se-á na música para cinema dentro do espírito do drama musical de Wagner, contando a palestra com interpretações ao piano. Às 21h30, mostra e comenta uma série de excertos de filmes, entre os quais "The Great Dictator / O Grande Ditador" de Chaplin (1940), "Otto e Mezzo /Fellini Oito e Meio" (1963), "Apocalypse Now" de Coppola (1979) ou The New World / O Novo Mundo" de Terrence Malick (2005).

Siegfried Mauser está em Lisboa para participar na conferência "Music, Poetry and the Brain" que tem lugar a 25 de maio, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

Sessões conferência - Richard Wagner e o cinema