Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 19/09/2018
Sessão especial retrospetiva Straub-Huillet
Sessão especial retrospetiva Straub-Huillet
Pedro Costa e o crítico e historiador francês Bernard Eisenschitz vão estar amanhã na Cinemateca numa sessão especial da retrospetiva OS OLHOS NÃO QUEREM ESTAR SEMPRE FECHADOS – O CINEMA DE JEAN-MARIE STRAUB E DANIÈLE HUILLET para uma conversa sobre o trabalho da dupla Straub-Huillet.
 
A conversa terá lugar no final da projeção do filme OÙ GÎT VOTRE SOURIRE ENFOUI?, em que será exibida a versão longa do filme de Pedro Costa, documentário em que o cineasta português acompanhou Jean-Marie Straub e Danièle Huillet no momento da montagem da terceira versão de SICILIA!.
A sessão antecipa a próxima edição da rubrica HISTÓRIAS DO CINEMA, que decorre na próxima semana e surge num novo formato, com cinco conferências e projeções centrados à volta do trabalho de cinco realizadores. Na primeira parte, cada conferência é seguida da projeção de um filme documental sobre o trabalho específico de um realizador; na segunda parte, exibe-se o filme que foi o objeto de estudo no documentário apresentado.
 
A escolha de Bernard Eisenschitz, o conferencista convidado, incidiu sobre Jean Vigo, Robert Bresson, Ingmar Bergman, Orson Welles e Charles Laughton. Os documentários programados têm formatos muito diferentes, podendo ser compostos apenas por planos não utilizados na montagem original, estruturados a partir de entrevistas ou assumindo a forma de um “making of”.