Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: CINEMATECA
Data: 15/03/2024
Sessão Especial: Entrega de Medalha de Mérito Cultural a José Manuel Costa
Sessão Especial: Entrega de Medalha de Mérito Cultural a José Manuel Costa
A Sala M. Félix Ribeiro irá acolher, no próximo dia 22 de março pelas 18h, uma sessão especial de homenagem ao ex-diretor da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa, ao qual será entregue uma Medalha de Mérito Cultural pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. A sessão terá também a projeção do documentário “Faço Parte dos Móveis” de Pedro Henrique Ferreira sobre o percurso do homenageado, que cessou funções diretivas no passado dia 6 de fevereiro.

José Manuel Costa, licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, dedicou quase toda a sua vida profissional à Cinemateca Portuguesa, com a qual começou a colaborar em 1975, sob a direção do seu fundador Manuel Félix Ribeiro, tendo testemunhado e contribuído de forma decisiva para o crescimento e consolidação da instituição ao longo de quase meio século de história.

Passou, aqui, por diversos cargos de chefia e direção, tendo culminado com a nomeação a Diretor em 2014. Foi responsável, também, pelo projeto e instalação do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM).

A nível internacional, José Manuel Costa foi, ao longo da década de noventa, membro do Comité Executivo da FIAF, Presidente do Comité Executivo do Projeto LUMIÈRE e, também, da Associação das Cinematecas Europeias, da qual fez parte do Comité Executivo até 2005.
Na área académica, foi docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na qual lecionou a disciplina de História do Cinema e do Documentário no departamento de Ciências da Comunicação.

Em Portugal, foi ainda um dos fundadores da APORDOC (Associação pelo Documentário), e do DOC’S KINGDOM – Seminário Internacional sobre Cinema Documental, que dirigiu entre 2000 e 2013.

Imediatamente após ter cessado funções como Diretor da Cinemateca, José Manuel Costa foi distinguido pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.

A sessão de homenagem a José Manuel Costa é de entrada livre ao público geral, mediante levantamento de ingresso na bilheteira da Cinemateca.