Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 10/09/2021
Segunda sessão SALVAR A CINEMATECA BRASILEIRA!
Segunda sessão SALVAR A CINEMATECA BRASILEIRA!
A campanha SALVAR A CINEMATECA BRASILEIRA! prossegue no próximo dia 20 de setembro às 21h30 na esplanada da Cinemateca, com a segunda de uma série de sessões quinzenais de homenagem da Cinemateca Portuguesa à equipa da Cinemateca Brasileira, que permanece impossibilitada de regressar aos seus postos de trabalho há mais de um ano.
 
Na segunda sessão desta iniciativa, que apenas terminará quando os funcionários da Cinemateca Brasileira voltarem ao ativo, será exibido o filme O SOM AO REDOR, longa-metragem de estreia de Kleber Mendonça Filho.
 
segunda-feira [20] 21:30 | Esplanada
 
O SOM AO REDOR
de Kleber Mendonça Filho
com Ana Rita Gurgel, Caio Almeida, Maeve Jenkins
Brasil, 2012 - 131 min | M/12
 
Sessão com apresentação
 
Nos últimos anos, devido a um trabalho de fundo, a cidade do Recife tornou-se o pólo do cinema de maior ambição artística e melhor qualidade do Brasil, graças em parte à ação como programador de Kleber Mendonça Filho, o realizador de AQUARIUS e BACURAU. O SOM AO REDOR é a sua primeira longa-metragem. Situado num bairro abastado e realizado em scope, o filme mostra as suas personagens (os habitantes novos-ricos e os homens que fazem a segurança do bairro) num denso panorama mural, com diversas histórias simultâneas e pequenos incidentes. No desenlace, uma surpresa narrativa dá uma nova camada de sentido ao filme. Segundo o realizador, “o tema do filme é a inquietação”. Para “tornar palpável o sentimento de violência sem mostrar o ato de violência”, Kleber Mendonça Filho fez um extraordinário trabalho sobre o som off, a partir de mais de sessenta horas de som gravado: o espaço do filme é compartimentado, mas o som invade cada uma destas divisões, num filme em que “a banda sonora não apenas constrói o ambiente do filme como age sobre a sua dinâmica” (Joachim Lepastier).