Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; exibições
Data: 31/07/2018
Setembro na Cinemateca
Setembro na Cinemateca
A programação da Cinemateca, interrompida em agosto numa habitual pausa de projeções, é retomada em setembro, com a primeira apresentação em Portugal do “Livro de Imagem”, de Jean-Luc Godard, no dia 1, às 21h30, numa sessão especial organizada em colaboração com a Midas Filmes. O mês é dedicado a uma retrospetiva integral da obra de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, e conta com a presença em Lisboa de Bernard Eisenschitz para uma edição particular de “Histórias do Cinema”, a decorrer entre 24 e 28 de setembro sob o signo de Jean Vigo, Robert Bresson, Ingmar Bergman, Orson Welles e Charles Laughton.
 
Rita Hayworth, assinalando o centenário do seu nascimento, e Milos Forman, Ermanno Olmi e Nelson Pereira dos Santos, em sessões “in memoriam”, são também destaques do programa. A colaboração com o Queer Lisboa 2018 traz à Cinemateca um Ciclo intitulado “O Vírus-Cinema: Cinema Queer e VIH/SIDA” entre 15 e 22 de setembro. Com o MOTELX, a colaboração traduz-se no programa a apresentar nas oito sessões de cinema ao ar livre na Esplanada 39 Degraus, mas também na Cinemateca Júnior. Andrei Ujica estará na Cinemateca no dia 8, para apresentar “Videograma de Uma Revolução” (correalizado com Harun Farocki, 1992), numa iniciativa conjunta com o Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental e a livraria Linha de Sombra.
Duas sessões especiais homenageiam a arquivista Joana Pimentel (1953-2018), no dia 6, às 21h30, com a projeção de “Voyage en Angola” (Marcel Borle, 1929); e o jornalista e realizador António Loja Neves (1953-2018), com a apresentação de “O Silêncio” (por ele correalizado com José Manuel Alves Pereira) no dia 7 de setembro, às 21h30.

A 29 de setembro, assinala-se o lançamento do primeiro volume dos “Escritos sobre cinema de João Bénard da Costa”, com a projeção de “À Beira do Mar Azul” de Boris Barnet.  A obra, em vários volumes, é uma edição da Cinemateca que compila os escritos de João Bénard da Costa como “folhas” de sala e textos publicados em catálogos, revelando o conjunto impressionante da sua produção.

Consulte o programa aqui
 
Setembro na Cinemateca
no topo e foto de entrada: Fortini/Cani - Die Hunde von Sinai / "Fortini/Cani - Os Cães do Sinai ( Jean-Marie Straub, Danièle Huillet, 1976)
em cima: páginas do livro de produção de Le Livre d'Image / O Livro de Imagem ( Jean-Luc Godard, 2018)