Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Cinemateca na Direção da ACE
Data: 25/06/2020
Rui Machado eleito para o Comité Executivo da Associação das Cinematecas Europeias
Rui Machado eleito para o Comité Executivo da Associação das Cinematecas Europeias
Na Assembleia Geral da Associação das Cinematecas Europeias (ACE) realizada ontem, dia 24 de junho (assembleia virtual, por comunicação à distância e voto eletrónico), Rui Machado, Subdiretor da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, foi eleito membro do novo Comité Executivo da Associação.

Com esta eleição, e retomando uma situação já ocorrida em décadas anteriores, a Cinemateca Portuguesa volta a estar representada nos comités diretivos dos dois organismos internacionais de que é membro efetivo – a ACE e a FIAF (Federação Internacional dos Arquivos de Filmes).
Recorde-se que, no caso da FIAF, Tiago Baptista, atual Diretor do Departamento de Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, foi eleito membro do respetivo C. Executivo na Assembleia Geral de Lausanne, em 2019. Sublinha-se ainda que outro técnico da Cinemateca Portuguesa – Tiago Ganhão, coordenador do laboratório de restauro integrado no centro de conservação da Cinemateca –, integra a Comissão Técnica da mesma federação mundial.