Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 04/12/2023
Retrospetiva integral de Djibril Diop Mambéty na Cinemateca
Retrospetiva integral de Djibril Diop Mambéty na Cinemateca
O realizador senegalês Djibril Diop Mambéty (1945-98), um dos nomes mais importantes na história do cinema africano, é alvo de uma retrospetiva inédita na Cinemateca. A retrospetiva Djibril Diop Mambéty – Cavalgar o Vento tem lugar entre os dias 5 e 18 de dezembro e permitirá, pela primeira vez na Cinemateca, apreciar o conjunto da obra do realizador além dos títulos mais conhecidos TOUKI-BOUKI e HYÈNES.

Nascido em Dakar, Mambéty estreia-se na realização, a partir da década de 60, com a curta CONTRA’S CITY, de 1969, o seu primeiro filme a ser exibido em salas de cinema (após uma curta-metragem que não teve qualquer difusão pública), onde o realizador procura um olhar sobre os contrastes arquitetónicos e culturais da sua cidade natal. É aí que inicia a predileção pelo “quotidiano dos marginais e excluídos de toda a espécie”, um dos eixos fundamentais do seu cinema, nas palavras do crítico Sada Niang, e que viria a concretizar na sua obra mais reconhecida, a ficção TOUKI-BOUKI, de 1973, vencedora do Prémio Internacional de Crítica no Festival de Cannes no mesmo ano.
 
Com um total de 7 filmes (5 dos quais curtas-metragens), a retrospetiva integral de Mambéty começa no dia 5 de dezembro às 19h, com a exibição de TOUKI-BOUKI, o único filme do realizador, para além de HYÈNES e LE FRANC, que fora exibido previamente na Cinemateca. Todas as restantes obras do realizador marcam, neste ciclo, a sua estreia absoluta nas nossas salas.

Para acompanhar o programa já se encontra à venda, na livraria Linha de Sombra, o novo volume dos Cadernos da Cinemateca, dedicado ao cinema de Djibril Diop Mambéty.

Programa completo da retrospetiva DJIBRIL DIOP MAMBÉTY – CAVALGAR O VENTO disponível aqui.