Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 28/08/2014
Retrospetiva Joaquim Pinto e Nuno Leonel - Alterações ao programa
Retrospetiva Joaquim Pinto e Nuno Leonel - Alterações ao programa

A pedido expresso do detentor dos suportes materiais (cópias em 35mm)  em depósito no Arquivo da Cinemateca e neste momento disponíveis para ambos os filmes, “The Territory” de Raoul Ruiz e “O Rei das Rosas” de Werner Schroeter, programados na retrospetiva “E Agora? Lembrando Joaquim Pinto e Nuno Leonel” não serão exibidos. Numa escolha de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, nas sessões de dias 3 e 5 de setembro, às 19h, são projetados “A Tremonha de Cristal” de António Campos, “Zéfiro” de José Álvaro Morais e “Para Cá dos Montes” de Joaquim Pinto (1993/94); e “A Vingança de Uma Mulher” de Rita Azevedo Gomes (2011). “Para Cá dos Montes” estava inicialmente programado na mesma sessão de “Das Tripas Coração”.

As sessões alteradas são portanto as seguintes:

 

A TREMONHA DE CRISTAL
de António Campos
com Rita Loureiro, Manuel Wiborg, Laura Soveral, José Pinto, Maria Natália, Maria Campos
Portugal,1993 – 30 min 
ZÉFIRO
de José Álvaro Morais
com Paulo Pires, Paula Guedes, Inês de Medeiros, José Meireles, Rogério Paulo, Luís Miguel Cintra, Marcello Urgeghe, Manuel Lobão
Portugal, 1994 – 47 min
PARA CÁ DOS MONTES
de Joaquim Pinto
com Rita Blanco, Ângela Cerveira, Joaquim Pinto, Vasco Sequeira
Portugal, 1993 – 25 min
duração total da sessão: 102 min | M/12
A sessão reúne três filmes produzidos por Joaquim Pinto para a G.E.R., no contexto de um mesmo ciclo de produção nos anos noventa. Dele próprio, realizado no ano seguinte a DAS TRIPAS CORAÇÃO a partir de um argumento de José Pedro Penha, PARA CÁ DOS MONTES retrata a aldeia transmontana da Seara Velha, onde Sant’Iago é padroeiro, nos anos noventa e durante as Invasões Francesas. Em A TREMONHA DE CRISTAL, ficção rodada em Aveiro, António Campos regressa a uma sua fixação de infância: a tremonha, minúscula pirâmide de sal que por vezes aparece nas salinas e constitui um bom augúrio para aquele que a encontra. ZÉFIRO foi uma espécie de "regresso" para José Álvaro Morais, que aqui trata um tema do seu cinema – o Sul, simultaneamente real e mitológico – num filme-mosaico feito de pequenos fragmentos narrativos e contemplativos, onde se misturam com alegria o documentário e a ficção, a realidade e o imaginário. PARA CÁ DOS MONTES é uma primeira exibição na Cinemateca.
Sala Dr. Félix Ribeiro
Qua. [3] 19:00

 

DAS TRIPAS CORAÇÃO
de Joaquim Pinto
com Elsa Batalha, Manuel Wiborg, Leonor Silveira, Armando Cortez, Cecília Guimarães, Márcia Breia, António Pires
Portugal, França, 1992 – 67 min | M/12
DAS TRIPAS CORAÇÃO foi o contributo de Joaquim Pinto para a série “Os Quatro Elementos” (coprodução Madragoa, RTP, La Sept) em que lhe coube filmar o Fogo, ao lado de João César Monteiro (a Água: O ÚLTIMO MERGULHO), João Mário Grilo (a Terra: O FIM DO MUNDO) e João Botelho (o Ar: NO DIA DOS MEUS ANOS). Com argumento de Jeanne Waltz, a terceira longa de Pinto conta a história de dois irmãos gémeos de vinte anos, ruivos, um rapaz e uma rapariga que cumprem o sonho de se tornarem bombeiros, descobrem a crepitação do fogo e o poder curativo dos beijos. A apresentar em cópia nova numa primeira exibição na Cinemateca.
Sala Dr. Félix Ribeiro
Qui. [4] 21:30

 

A VINGANÇA DE UMA MULHER
de Rita Azevedo Gomes
com Rita Durão, Fernando Rodrigues, Isabel Ruth, Francisco Nascimento
Portugal, 2011 – 100 min | M/12
com a presença de Rita Azevedo Gomes
História de romantismo exacerbado, A VINGANÇA DE UMA MULHER é uma adaptação livre de um conto de Jules Barbey d’Aurevilly publicado em Les Diaboliques (1874). A quinta longa-metragem de Rita Azevedo Gomes teve primeiras apresentações no LEFF-Lisbon & Estoril Film Festival e em Roterdão, tem circulado e sido premiado em inúmeros festivais internacionais de cinema. A VINGANÇA DE UMA MULHER (com estreia marcada em Paris ainda este ano) é um filme de época rodado em estúdio (foi o último filme rodado na estúdio da Tobis Portuguesa). Roberto é um dandy entediado com a vida. Uma noite tem um encontro inesperado com uma mulher que na alcova lhe revela ser a duquesa de Sierra Leone. Para vingar a cruel morte do homem que ela amou pelas mãos do duque de Sierra Leone, fermenta a sua vingança: crucificá-lo, “arrastando pelo lamaçal mais infecto” a honra do marido. Magnífica interpretação de Rita Durão no papel da duquesa. Magnífico desenho de som de Joaquim Pinto e Nuno Leonel. A VINGANÇA DE UMA MULHER e E AGORA? LEMBRA-ME (Joaquim Pinto, Nuno Leonel, 2013) são filmes que se desenvolveram no seio de uma grande aproximação e afinidades entre os seus realizadores.
Sala Dr. Félix Ribeiro
Sex. [5] 19:00

Retrospetiva Joaquim Pinto e Nuno Leonel - Alterações ao programa
em cima e foto de entrada: Joaquim Pinto e Nuno Leonel em E Agora? Lembra-me (Joaquim Pinto, 2013)
no topo: A Vingança de Uma Mulher(Rita Azevedo Gomes, 2011)