Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 27/03/2018
Retrospetiva Jacques Rozier – programa disponível
Retrospetiva Jacques Rozier – programa disponível
A retrospetiva da obra de Jacques Rozier, organizada pela Cinemateca com o IndieLisboa’18, decorre na Cinemateca entre 26 de abril e 5 de maio, apresentando um total de 22 filmes, a maioria dos quais inédito em Portugal. Das curtas-metragens iniciais dos anos 1950 aos trabalhos realizados neste milénio, a retrospetiva propõe um olhar bastante completo sobre a singularidade do cinema de Jacques Rozier, que estará em Lisboa em datas a anunciar.
 
Marcada pela profunda modernidade e liberdade dos seus filmes, a obra de Jacques Rozier é uma obra prolífera e pouco divulgada na sua diversidade, que conta com trabalhos de longa e curta-metragem, parte deles pouco vistos ou inéditos. Associada ao início da Nouvelle Vague, que “Rentrée des classes” (1955) anuncia e de que “Adieu Philippine” (1962) é um título icónico, trata-se de uma obra que extravasa essa marca inicial, convocando a viagem, a representação ou a musicalidade na sua expressão cinematográfica.
Além das curtas-metragens iniciais e da totalidade das longas-metragens de Jacques Rozier (“Adieu Philippine”; “Jean Vigo”, realizado para a série Cinéastes de Notre Temps”; “Du Côté d’Orouët”; “Les Naufragés de l’île de la Tortue”; “Maine Océan”; “Fifi Martingale”), e de um importante núcleo de trabalhos realizados para televisão, a retrospetiva inclui títulos muito raras vezes apresentados em público. Entre estes, destaque para “Joséphine en Tournée” (1989), originalmente realizado como série televisiva de quatro episódios e de que se apresenta uma versão para sala; “L’Opéra du Roi” (1989) e “Revenez Plaisirs Exilés” (2010-2012), dois filmes realizados durante a preparação de duas óperas de Jean-Baptista Lulli.
 
O programa completo está disponível aqui.