Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Exibições
Data: 05/09/2011
Retrospectiva Pedro Hestnes - desenhos em exposição e Cinemagazines na Sala 6x2
Retrospectiva Pedro Hestnes - desenhos em exposição e Cinemagazines na Sala 6x2

A retrospectiva dedicada à obra de Pedro Hestnes, a decorrer ao longo do mês de Setembro, é acompanhada pela mostra de um pequeno núcleo de desenhos originais de Hestnes no espaço expositivo junto às salas de cinema, e pela exibição de quatro edições do programa televisivo dos anos 1990 “Cinemagazine”, de Fernando Matos Silva, na Sala 6x2, o espaço de exibição contínua e entrada livre contíguo às salas museográficas da Cinemateca.

Dirigido por Fernando Matos Silva para a Fábrica de Imagens, especialmente dedicado ao cinema português, o “Cinemagazine” foi um programa de televisão marcante no panorama português, integrando a grelha da RTP entre 1988 e 1995. Os números 7, 61, 90 e 115, de 1990/91, que recuperamos na íntegra para exibição na 6x2, evocam simultaneamente o programa de Matos Silva e a época do cinema português que especificamente retratam.
 

Trazidos a pretexto das imagens de rodagem e conteúdo noticioso sobre os filmes “Malvadez” de Luís Alvarães, “O Pomar” de Luís Fonseca no âmbito do terceiro ano de curso da Escola de Cinema, “O Sangue” de Pedro Costa e “Xavier” de Manuel Mozos, protagonizados por Pedro Hestnes, estes “Cinemagazines” mostram ainda rodagens de “A Divina Comédia” de Manoel de Oliveira, “Amor e Dedinhos de Pé” de Luís Filipe Rocha ou “Terra Fria” de António Campos, noticiando outras produções portuguesas em curso ou recentemente concluídas. Entre os vários assuntos e protagonistas, destacam-se ainda reportagens sobre as Jornadas do Audiovisual então organizadas pela Tobis Portuguesa e os depoimentos de Fernando Lopes, João Botelho, Joaquim Pinto, Paulo Rocha, Paulo Branco e António Cunha Telles.

O núcleo de desenhos originais de Pedro Hestnes, especialmente cedidos pela sua família para exposição na Cinemateca por esta ocasião, revelam uma faceta desconhecida do actor como ilustrador dando a ver algumas das suas pranchas de banda desenhada e um auto-retrato.
 

Retrospectiva Pedro Hestnes - desenhos em exposição e Cinemagazines na Sala 6x2