Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 26/08/2021
Restauro de TRÊS DIAS SEM DEUS em estreia na Cinemateca
Restauro de TRÊS DIAS SEM DEUS em estreia na Cinemateca
A nova cópia restaurada de TRÊS DIAS SEM DEUS, a primeira longa-metragem de ficção realizada por uma mulher em Portugal, vai ter a primeira apresentação pública em Portugal na próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, às 19h na Cinemateca.

Realizado por Bárbara Virgínia, então com apenas 22 anos e acumulando o papel principal e a escrita do argumento, o filme esteve presente na primeira edição do festival de Cannes em representação de Portugal. Dos 102 minutos da duração original resistiram apenas 26 minutos da banda de imagem, correspondentes a um fragmento contínuo do filme, que foram alvo de um restauro digital realizado pela Cinemateca. Esta cópia digital resulta da digitalização Ultra HD de um interpositivo produzido aquando da preservação do filme pela Cinemateca em 1985. O restauro digital da imagem e a correção de cor foram feitos pela Cinemateca em 2021.
 
O novo restauro de TRÊS DIAS SEM DEUS será apresentado numa sessão especial inserida no IndieLisboa, que ocorre exatamente 75 anos após a estreia comercial do filme, que teve lugar a 30 de agosto de 1946 em Lisboa. Na mesma sessão será exibido o filme LO QUE NO SE VE NI SE OYE, de Clara Cullen, dedicado a outra mulher realizadora, a argentina Enriqueta Salas.

Mais informações sobre TRÊS DIAS SEM DEUS