Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: INFORMAÇÃO
Data: 20/05/2020
Reabertura de serviços da Cinemateca
Reabertura de serviços da Cinemateca
Os primeiros serviços a abrir ao público a 1 de junho serão a Biblioteca, situada no edifício sede na Rua Barata Salgueiro, em Lisboa, e atividades de acesso à coleção fílmica no departamento de arquivo (ANIM), na freguesia de Bucelas, neste último caso visionamentos para investigadores e cedência de excertos de filmes. Estes dois serviços funcionarão por marcação e com algumas restrições a nível de lotação e condições de higiene e segurança para todos os funcionários e utilizadores. Quanto ao acesso à coleção fílmica, nesta fase será apenas facultado acesso público a suportes digitais.
 
Também nessa data reabrirão os serviços concessionados do Bar/Restaurante 39 Degraus e da Livraria Linha de Sombra, ainda com horário reduzido e, mais uma vez, com as restrições ditadas para este tipo de atividade.
 
Para o início de julho está marcado o regresso da programação da Cinemateca, ainda em regime parcial e adaptado a esta reabertura. Assim, entre 1 e 31 de julho serão organizadas duas sessões diárias no edifício sede, uma durante a tarde, na Sala M. Félix Ribeiro, e uma sessão noturna na Esplanada. Durante este mês regressarão ainda as sessões da Cinemateca Júnior no Palácio Foz, com algumas sessões aos sábados à tarde. Todas as sessões terão restrições a nível de lotação e serão implementadas as medidas necessárias para garantir a segurança dos espectadores.
Nesta primeira fase de reabertura, o programa a apresentar será um programa especialmente concebido para este contexto de transição, estando previsto para mais tarde o retomar dos ciclos interrompidos ou suspensos a 13 de março, assim como o regresso das sessões à sala Luís de Pina. Depois de uma pausa em agosto, será depois dado arranque à nova temporada, em termos exatos ainda a definir de acordo com as condições de funcionamento que virão a ser ditadas para esse período.
 
O programa a apresentar em julho e os horários precisos das sessões serão objeto de comunicação pública no próximo dia 15 de junho.
 
Enquanto a programação não é retomada, ao longo do mês de junho, continuam a decorrer em linha todas as iniciativas da plataforma Gestos & Fragmentos com a inserção regular de novos conteúdos e contributos: Filmes para ver esta semana, A Cinemateca Júnior vai a casa, O Museu vai a Casa, Textos & Imagens, Histórias do Cinema e Sala de Projeção.